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História

24/05/2013, 10:19h
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A Guarda Municipal de Aracaju nasceu com a necessidade de se criar uma força de segurança da administração pública municipal que assegurasse a proteção dos bens públicos do município. Em 24 de março de 1988, através de decreto, o Prefeito Jackson Barreto de Lima, cria o Departamento de Vigilância e com ele a Subsecretaria de Apoio Operacional, com estrutura deliberada a atender as demandas da fiscalização preventiva dos logradouros públicos municipais, a proteção de escolas e repartições públicas em geral.

O corpo efetivo deste departamento foi formado a princípio por vigilantes contratados das empresas privadas que tiveram o contrato cancelado com a PMA e posteriormente anexados ao quadro com a realização de processo seletivo interno.

Em 1º de janeiro de 1991, na gestão do então Prefeito Wellington da Mota Paixão houve a implantação da reforma administrativa do município de Aracaju. Extinguiu-se a Subsecretaria de Apoio Operacional e criou-se oficialmente a Guarda Municipal de Aracaju. Aprovada pelo poder legislativo municipal, ficou subordinada à Secretaria Municipal de Governo.

A fiscalização ostensiva e preventiva de caráter civil passa a ser feita por uma instituição estruturada, uniformizada e desperta para uma consciência cidadã, com a intenção de manter a estabilidade social.


GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU


A Guarda Municipal de Aracaju que em 2013 completou 22 anos foi criada em 1º de janeiro de 1991, na gestão do prefeito Wellington da Mota Paixão, através da Lei Municipal nº 1.659 de 26 de dezembro de 1990.

A primeira turma foi composta por 450 homens entre vigilantes, funcionários desviados da sua função primária e cargos de comissão oriundos do Exército Brasileiro. O grupamento ficou sediado até 1998 no prédio onde atualmente funciona a EMEI Dom Vicente Távora, no bairro Manoel Preto. No ano de 1998 o Comando da GMA mudou-se para a Av. Beira Mar, s/nº, Bairro 13 de Julho (Parque da Sementeira), Aracaju/SE. Desde sua fundação até 1997 a farda oficial da Guarda Municipal de Aracaju consistia em gandola vermelha e calça cinza. A partir desta data, foi adotado fardamento azul marinho.

As primeiras viaturas devidamente sinalizadas começaram a circular em 1996. O uso de arma de fogo foi concedido através de decreto a partir do mesmo ano.

Atualmente o efetivo da GMA é composto por 400 servidores, sendo 62 servidoras femininas. A instituição dispõe de 15 (quinze) viaturas, 05 (cinco) motocicletas e 16 (dezesseis) bicicletas, além de um moderno sistema de rádio comunicador digital, sendo pioneira na utilização desse equipamento no estado.
Tudo isso com o propósito de dar uma maior dinâmica aos serviços prestados aos munícipes.

O porte de arma de fogo aconteceu através do Convênio nº 01/2009 SR/DPF/SE e Termo aditivo nº 01/2010 SR/DPF/SE. Atualmente a GMA possui 364 (trezentas e sessenta e quatro) armas de fogo, tipo revólver calibre .38, além de 40 dispositivos elétricos incapacitantes (SPARK).
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