PMA investe na construção e reforma de praças

Infraestrutura
08/08/2011 08h20

Um dos investimentos da atual administração municipal é na transformação do espaço urbano através da construção e revitalização de praças em toda a capital sergipana. Essa transformação trouxe mudanças positivas principalmente para a comunidade, que agora usufrui de áreas equipadas para o lazer, prática de esportes e convivência social.

De acordo com o Diretor de Obras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, a Prefeitura de Aracaju construiu e revitalizou 45 novas praças por toda a cidade. "Foram muitas praças construídas e revitalizadas, como é o caso da praça Fausto Cardoso, praça da Juventude, Zilda Arns, entre muitas outras, tudo para deixar a cidade mais bonita", conta ele.

Os investimentos ultrapassam R$ 20 milhões de reais, e segundo o diretor, só em revitalização são gastos R$ 80 mil reais por mês. "É preciso que a população tenha mais consciência na preservação dos patrimônios públicos, como é o caso das praças. Muitas vezes uma praça é reformada e cerca de um mês depois, já tem alguma coisa quebrada", lamenta.

Manutenção

A manutenção das praças é feita pelos próprios funcionários da Emurb e, muitas vezes, é a população que solicita as revitalizações. "A população nos informa quais praças que estão precisando de reparos e nossos funcionários vão lá concertar", conta ele.

Por isso, é importante que a população tome conta desses locais, não jogue lixo e não utilizem mal os brinquedos. "Muitos pais sentam nos brinquedos e quebra aquilo que é feito para diversão dele e do seu próprio filho", explica.

Novidade

De acordo com Paulo Costa, há uma praça em processo de licitação no Bairro Novo, além de outras que já estão em andamento. Além disso, imitando a praça Zilda Arns, há pretensão de colocar aparelhos de ginástica nas praças que serão construídas. "Esses aparelhos deram muito certo, os moradores estão elogiando muito e, dependendo do tamanho das próximas praças, pretendemos equipá-las com eles também", afirma.