Semict recebe visita do secretário de Estado do Turismo

Cultura e Turismo
26/04/2013 17h19

Na manhã de hoje, 26, o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, recebeu em seu gabinete o Secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha.

A visita teve como objetivo principal o Projeto de Balizamento da Crôa do Goré e do Viral, na Foz do Rio Vaza Barris, entregue pelo secretário Elber Batalha; no qual prevê a delimitação das áreas de banho bem como de circulação de transportes marítimos, organizando o fluxo e evitando, assim, acidentes marítimos no local que a cada dia recebe um grande número de turistas, em busca das duas atividades citadas. O Projeto propõe uma ação conjunta entre Estado, Município e Capitania.

Ao município de Aracaju compete programar o projeto de balizamento costeiro, ou seja, a sua execução. Já ao Governo do Estado, cabe todo o processo de conscientização e educação ambiental que, através da Secretaria de Meio Ambiente, fiscaliza junto à Capitania, as ações dos turistas, banhistas, condutores de veículos marítimos e proprietários de bares e similares no tocante à limpeza e despejo de dejetos. À Capitania dos Portos caberá toda a demarcação da área marítima exclusiva para banhistas bem como a fiscalização.

O Secretário Walker Carvalho sugeriu uma revisão ao Projeto de balizamento. "É preciso que, junto ao Meio Ambiente, Governo do Estado e IBAMA, viabilizemos este projeto, uma vez que, este, é remanescente da administração municipal anterior", disse.

O Secretário Adjunto, Fábio Andrade, contudo, se ateve à delimitação das áreas, preocupado com a possibilidade do Projeto inviabilizar o local, que tem como atrativo, as belezas naturais conciliadas às opções de lazer como bares e aporte próximos ao local de banho.  "Conciliar o objetivo do Projeto com o objetivo do turista é fundamental para a fomentação turística do local", revelou.  

Ainda em sua visita a SEMICT, O Secretário Elber Batalha na oportunidade, buscou esclarecer dúvidas pertinentes às competências do Governo e do Município em relação ao PRONATEC. Estava presente na Reunião a Diretora Presidente da FUNDAT - Fundação Municipal de Fomentação para o Trabalho, Gláucia Guerra, e na ocasião ficou marcada uma reunião às 15h00 da próxima segunda-feira, 29.

Na reunião estiveram presente também o Diretor de Turismo da SEMICT, Diego Cabral Ferreira da Costa que junto ao Secretário Walker Carvalho e ao Adjunto Fábio Andrade recepcionaram o Secretário de Estado do Turismo Elber Batalha e a Diretora Presidente da FUNDAT, Gláucia Guerra.