Prefeito recebe menção em apoio ao projeto do Rio São Francisco

Gabinete do Prefeito
14/11/2013 15h54

Bastante entusiasmado com os resultados da palestra proferia em julho em Maceió, o prefeito João Alves recebeu hoje, 14, das mãos dos organizadores do evento, uma menção assinada por todos os engenheiros representante dos diversos CREAs (Conselho Regional de Engenharia Agrônoma) do Brasil que apóiam o projeto de revitalização do Rio São Francisco apresentado pelo prefeito durante o 8º Congresso Estadual dos Engenheiros. O projeto foi bastante elogiado por sua viabilidade e também contou com o apoio do presidente da CONFEA.

Emocionado com reconhecimento de todos os CREAs ao projeto de revitalização do Rio São Francisco, João Alves disse que tudo isso é resultado do esforço de mais de seis anos. "Perdemos a luta da transposição, e a obra foi feita de qualquer jeito. Por conta disso, resolvi me aprofundar e estudar uma maneira de salvar o rio que está morrendo. Quem for ao Rio São Francisco vai perceber que a nascente agora é uma faixa de água mínima, que foi estreitando e invadido por seguimentos arenosos. O avanço das águas do mar para o rio já chega a 150 km, prova disso é a que já há peixes de alto mar, como o robalo, sendo pescado em Porto da Folha".

"Esse projeto visa salvar o rio de forma viável, ou seja, o governo federal investirá apenas no início da obra, mas com o passar do tempo, o valor retornará aos cofres públicos com lucro. Vamos salvar o rio definitivamente. Apresentamos esse projeto no Congresso do CREA em Alagoas, e fiquei surpreendido com a aceitação e entusiasmos dos engenheiros, que assinaram uma monção em solidariedade. É uma notícia alvissareira para todos os nordestinos", explicou o prefeito informando que na próxima semana apresentará o projeto de revitalização em Brasília.  

O deputado estadual alagoano Inácio Loiola, destacou a importância do projeto de João Alves e disse que o Brasil precisa de homens como prefeito de Aracaju. "João Alves é um dos maiores estudiosos que o Brasil tem no que diz respeito a questão hídrica, das questões energéticas e do nordeste de modo geral. No encontro que houve em Maceió onde ele foi palestrante, todos os participantes enxergaram o projeto do prefeito como o melhor para a revitalização. A concepção de João Alves é ideal para revitalização do rio, provando que o Brasil tem homens públicos comprometidos com o seu país", garantiu.

Um dos organizadores do Congresso em Maceió e grande entusiasta do projeto de autoria do prefeito de Aracaju, o engenheiro Álvaro Machado disse que essa monção é muito importante para o nordeste. "Ela reconhece, agradece e apóia o prefeito João Alves em sua luta em prol do rio São Francisco que une os estados de Alagoas e Sergipe por um bem comum. Tive a oportunidade de apresentar o projeto de revitalização do prefeito ao ex-ministro Ciro Gomes durante o Congresso Nacional em Fortaleza, que se mostrou disposto em conhecer de forma mais profunda o projeto de revitalização do rio".