A Ouvidoria-Geral do Município se fortalece como canal de participação do cidadão

Controladoria Geral do Município
18/11/2015 17h03

 

O Sistema de Ouvidorias e Gestão Pública - TAG tornou-se um instrumento de ligação entre a população e o Poder Executivo Municipal. Com mais de cinco mil manifestações recebidas desde a sua efetiva operação, a Ouvidoria-Geral é apontada pelos especialistas na área como o maior canal de participação da população junto a Gestão Pública do Município. É através da Ouvidoria que são apresentadas sugestões, elogios, informações, solicitações, reclamações e denúncias.

O Ouvidor Berivaldo Figueiredo destaca a participação popular. "Atingimos a média mensal de mais de 300 manifestações considerando os 16 meses que efetivamente o sistema entrou em operação". "E mais importante do que o número de manifestações, é a resolubilidade delas que se associa à satisfação do cidadão".

Segundo Berivaldo apesar de haver reclamações, muitos cidadãos entram em contato e expressam sua vontade em colaborar com a Administração Municipal, tornando-se partícipe da Gestão Pública em Aracaju.

"A confiança da população nas respostas às solicitações devem-se também a existência e a manutenção da Rede de Ouvidores, sob a coordenação da Ouvidoria-Geral. Em cada órgão da Administração Direta e Indireta um servidor faz o "link" com o gestor e o setor operacional desses órgãos".

Para melhorar cada vez mais os serviços de atendimento ao cidadão, um callcenter está sendo implantado e será mais uma ferramenta à disposição da população.

A Controladoria-Geral do Município continua a realizar projetos com o objetivo de fortalecer a Ouvidoria-Geral, a fim de consolidá-la como o melhor canal de comunicação entre o cidadão e o Poder Público Municipal, auxiliando as pessoas em suas relações com a Administração, e, assim, visando a melhoria na qualidade na prestação dos serviços, em especial os essenciais.

O acesso ao TAG - Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública pode ser realizado pela página da PMA, http://www.aracaju.se.gov.br/ ou pelo endereço http://tag.aracaju.se.gov.br:5050/tag. Contatos também poderão ser realizados através do E-mail ouvidoria.geral@aracaju.se.gov.br ou por telefone 3179.1162.