Reforma da Praça Fausto valoriza patrimônio da capital

Infraestrutura
21/06/2016 10h22

Procurando preservar a estrutura e reduzir os efeitos da ação do tempo, a Prefeitura de Aracaju está recuperando a parte estrutural e urbanística da praça Fausto Cardoso. Atualmente, servidores da empresa contratada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) estão concentrados na parte de recuperação dos bancos, coretos e calçada. Estão sendo colocadas novas pedras portuguesas por todo o local, além da troca das grades de proteção dos refletores, aplicação de gramado, colocação de novas placas de concreto e limpeza de calha e assentamento de grelha. Também é desenvolvida a desobstrução na rede de drenagem. A obra está orçada em aproximadamente R$ 700 mil, fruto da parceria entre a PMA e o Governo Federal.

Parte importante do logradouro, os monumentos também serão restaurados. Todo o processo consiste na lavagem à jato das estátuas, escovação mecânica e polimento com ceras preta e branca. Os coretos também terão sua estrutura renovada, com pequenos reparos e pintura.

Degradação de monumentos

Infelizmente, não são só o tempo e condições climáticas que danificam o patrimônio. Boa parte dos problemas detectados é oriunda da ação de pequena parte população que, além de roubar peças de bronze do monumento principal, também promove pichações nas paredes, principalmente nos coretos e estátuas. É importante ressaltar que estas ações prejudicam o bem público, que é financiado por toda a sociedade.

Acessibilidade e segurança

Atenta à necessidade de pessoas com deficiência, a Prefeitura de Aracaju também reforma as rampas das calçadas e aplica novos pisos táteis, para garantir a cidadania e o direito de ir e vir para quem tem dificuldades de locomoção.

Toda a parte elétrica também foi renovada: serão instaladas novas lâmpadas de vapor de sódio e a troca dos refletores está em andamento, tornando o ambiente seja mais bem iluminado e seguro para quem usufrui de um dos mais importantes e tradicionais espaços de convivência da capital.