Nova praça do 17 de Março atuará como agente transformador

Infraestrutura
22/06/2016 10h25

Trabalhar com políticas articuladas de lazer, cidadania e infraestrutura. Esta é a forma de atuação da Prefeitura de Aracaju no bairro 17 de Março, Zona Sul da capital, para resolver todos os problemas de natureza social estrutural encontrados na localidade e que desde 2013 vêm sendo, paulatinamente, resolvidos. Ciente das iniciativas que são capazes de promover transformações sociais e mudanças no cotidiano da população, o Governo Municipal realiza mais uma obra importante para consolidar a urbanização e melhorar o nível de vida dos moradores: a Praça dos Esportes e da Cultura, que beneficiará toda a população do bairro 17 de Março e adjacências.

Com uma área de 7 mil metros quadrados, o espaço disponibilizará novas experiências para quem vive no local, proporcionando o desenvolvimento de atividades lúdicas e culturais. O local está equipado com uma sala de exposição, para cursos e minicursos; biblioteca dotada de livros e computadores para acesso livre do público; sala multiuso, cineteatro, para apresentar filmes e peças; pista de skate, quadra de areia, quadra coberta, adaptável para o desempenho de diversas modalidades esportivas; sala de ginástica e brinquedoteca. Além de tudo isso, vestiários completos estarão à disposição, bem como uma área com jogos de mesa.

Com um orçamento de R$ 2,6 milhões, conveniados entre PMA e Governo Federal, a obra segue para a reta final e muito em breve será entregue aos aracajuanos que vivem naquela área. No momento, a finalização está em andamento. Alguns reparos são feitos, como o plantio de grama, pintura final, instalação de tomadas e interruptores, alambrados nas quadras e revisões na estrutura.

Assistência Social

A Praça dos Esportes e Cultura também será um espaço para estreitar os laços entre o governo municipal e os lares. Lá, estará a sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, que funcionará para subsidiar o desenvolvimento da estrutura familiar, no âmbito social e também econômico.

Acessibilidade, cidadania e segurança

Em toda a extensão haverá piso tátil, para que pessoas com dificuldades de locomoção também possam usufruir do espaço. Banheiros adaptados também foram construídos para ajudar neste processo de inclusão.

Detectores de fumaça na parte interna também foram colocados, para alertar a população sobre eventuais incêndios. Um moderno sistema de combate impedirá que o fogo se alastre por todo o local.