Secretário da Fazenda discute diretrizes orçamentárias com gestores da PMA

Fazenda
13/01/2017 15h04

Esforço, dedicação e organização. Estas são as palavras de ordem da nova gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju. Com o intuito de alinhar as equipes financeiras sobre como proceder neste difícil momento econômico aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, uma reunião entre o secretário municipal da Fazenda, Jefferson Passos, membros da Coordenadoria Geral de Compras e Licitações e da Coordenadoria de Controle e Gestão de Sistema da Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ) e componentes da Diretoria do Departamento de Administração e Finanças (DAF) de órgãos municipais.

Para Jefferson Passos, secretário municipal da Fazenda, a prioridade neste primeiro ano de governo é, efetivamente, "organizar a casa". "A atual gestão herdou um passivo de R$ 531 milhões e tem uma previsão de déficit na execução orçamentária ao longo de 2017, então nós precisamos colocar em prática as medidas de controle de gastos que foram determinadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Isso engloba desde a revisão e redução dos contratos, a identificação de serviços e despesas que podem ser reduzidos, até a análise de contratos para permitir uma negociação com os fornecedores do município. Essa reunião com as equipes dos DAF's de todos os órgãos do município teve o objetivo de trazer as diretrizes do governo municipal para a execução do orçamento de 2017. Para isso vamos precisar que essas equipes assessorem bem seus secretários e levem dados e informações. Tudo isso requer dedicação, esforço, trabalho e principalmente observância aos limites que foram impostos à execução orçamentária neste ano", salientou.

Segundo Marcos Dias, encarregado pela Coordenadoria de Controle e Gestão de Sistema da SEMFAZ, a reunião serviu também para definir a liberação do orçamento para 2017. "Precisamos explicar para os DAF's da Prefeitura a nova metodologia da execução orçamentária, financeira e contábil, além de todos os controles e contingenciamentos determinados pelo secretário da fazenda e prefeito, para que consiga sanar as dívidas, ter um controle da execução orçamentária, controle das dívidas do município e também definir as prioridades. Foi também um momento oportuno para conhecer todos os DAF's, fazer uma integração entre eles e ver quais as dificuldades que cada um tem", explicou.

Padronização

De acordo com Rossini Espinola, coordenador geral de Compras e Licitações da SEMFAZ, a padronização de procedimentos ajuda não só na contenção de custo, mas também na transparência na prestação de contas. "A intenção é padronizar o procedimento de compra e a utilização da tecnologia disponível na Prefeitura de Aracaju, para que isso gere economia e melhora nas compras. A partir do momento em que você utiliza um sistema público para a consulta, você aumenta a transparência. Nossa idéia é que a partir de agora todos os órgãos da Prefeitura trabalhem de uma forma só, utilizando os recursos disponíveis que até então não eram bem utilizados", pontuou.

Para Stella Maris, responsável pela Diretoria de Administração e Finanças da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (DAF/Semfas), a importância reside principalmente no controle. "Reuniões como essa são importantes para que todos os envolvidos no setor financeiro trabalhem da mesma maneira. O controle é fundamental, como também a redução de despesas que tudo isso vai gerar e observando sempre a legalidade", disse.