Furto do cabeamento da Praia Formosa compromete iluminação

Obras e Urbanização
16/01/2017 15h59

O Calçadão Formosa Aracaju, no bairro 13 de Julho, foi alvo de furtos de parte do sistema de cabeamento do parque de iluminação, motivo pelo qual 13 postes, de um total de 29, estão com suas luminárias apagadas.

O fato ocorreu ainda em dezembro do ano passado e está comprometendo a iluminação de um dos cartões-postais da capital. Além da ação criminosa, outra parte dos cabos foi danificada ou cortada, provocando ainda mais prejuízo aos cofres públicos e deixando a região com pouca luminosidade no período noturno.

Desde que assumiu a direção da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o engenheiro Sérgio Ferrari determinou aos técnicos do órgão que avaliassem o estrago provocado pelo furto e agilizassem a normalidade na iluminação do local.

Entretanto, a empresa contratada pela Emurb para realizar a manutenção na rede de iluminação da cidade, ainda na gestão anterior, tem alegado que existem pendências financeiras do ano passado e cobra o pagamento das faturas em atraso.

Em coletiva semana passada, o prefeito Edvaldo Nogueira deu publicidade ao total da dívida atual que encontrou na PMA. Na segunda-feira, 9, o gestor municipal apresentou à sociedade o resultado do trabalho da equipe de transição, que contabilizou uma dívida de R$ 530,8 milhões deixada pela administração anterior.

O valor do débito levantado foi confirmado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Clóvis Barbosa, que recebeu o prefeito em seu gabinete na terça-feira, 10.

"Sabíamos da situação em que se encontrava o município, porque vínhamos acompanhando, e o que prefeito encontrou bateu justamente com tudo aquilo que prevíamos, inclusive o valor das dívidas do município de Aracaju", afirmou o presidente do TCE.

"Mesmo com este percalço, as providências estão sendo tomadas para garantir a normalidade e resolver mais este problema encontrado pelo prefeito Edvaldo Nogueira na Administração Municipal", afirma Ferrari.