Biópsias de casos de Hanseníase voltarão a ser feitas esta semana no Cemar Siqueira Campos

Saúde
16/01/2017 18h02

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Referência em Tuberculose e Hanseníase do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), do bairro Siqueira Campos, informa que as biópsias de casos de Hanseníase voltarão a ser feitas ainda esta semana na unidade. De acordo com Vanessa da Cruz Primo, gerente do setor, atualmente há uma fila com 21 pessoas a espera da realização do procedimento. Ela explica que a demanda reprimida é em decorrência da grande quantidade de greves dos profissionais da saúde realizadas em 2016.

"Temos uma fila no momento por causa das várias greves realizadas no ano passado e também porque no início deste mês uma médica entrou em licença maternidade. Mas já conseguimos dois médicos e esta semana voltaremos a fazer as biópsias. Serão feitas, inicialmente, sete por semana. Então até o final deste mês conseguiremos acabar com a fila. E em fevereiro estaremos com o serviço em ritmo normal", afirma.

Vanessa ressalta a importância da biópsia de pele para elucidação de casos de hanseníase de difícil diagnóstico. Por isso, a necessidade da reativação do serviço. "A biópsia precisa sim ser feita com urgência para que o diagnóstico seja dado e assim o paciente ser encaminhado para o tratamento. Por isso, procuramos resolver essa situação o mais rápido possível", disse a gerente da Referência em Tuberculose e Hanseníase do Cemar Siqueira Campos.

 

Doença

A Hanseníase, conhecida também popularmente como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Apesar de ser uma doença na pele, ela é transmitida através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro) que saem de um doente não tratado.

Os sintomas mais comuns da doença são: manchas brancas ou avermelhadas no corpo, sensação de formigamento, fisgada ou dormência nas extremidades, caroços, placas em qualquer lugar do corpo e diminuição da força muscular.