Servidores elogiam solução encontrada para a regularização dos salários

Fazenda
24/01/2017 16h15

A prioridade do prefeito Edvaldo Nogueira, até mesmo antes de dar início a obras e projetos no seu novo mandato, é regularizar o pagamento do servidor municipal, que estava sendo preterido pela gestão anterior. Nos primeiros 20 dias de gestão, foi encontrada a solução para a regularização e, em dois meses da nova administração, quatro folhas de pagamento serão quitadas. 

As alternativas encontradas pela Prefeitura de Aracaju agradaram os servidores municipais, que agora já conseguem vislumbrar melhores dias, como afirmou o servidor da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Walter Martins. "Diante do problema que estávamos passando, com salários atrasados, eu achei muito boa essa solução encontrada para regularizar o pagamento. Conversando com outros servidores, via o quanto era angustiante não ter nem sequer uma previsão se iríamos receber ou não. Agora já temos uma noção e podemos nos organizar melhor", frisou. 

Apesar de ter sido encontrada uma dívida de R$530,8 milhões, todos os esforços estão sendo empregados para equacionar os salários atrasados. Para isso, os recursos passaram a ter destino certo já nos primeiros dias de 2017. A Prefeitura também assumiu a responsabilidade de destinar toda a receita municipal, incluindo todo o recurso arrecadado com o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), para pagar os servidores.  

Para Daiana Azevedo, servidora da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), a preocupação rondava os colegas durante o ano de 2016, quando o descompasso financeiro se agravou. "Nós esperávamos que o pagamento fosse feito ainda no exercício de 2016, mas como isso não aconteceu, acredito que o prefeito buscou uma solução. A gente sabe da situação financeira da Prefeitura, sabemos dos recursos ainda limitados, por isso, eu acho que a solução é plausível. A atual gestão está arcando com esse pagamento e percebo que o esforço tem sido feito para regularizar os salários como foi prometido", destacou. 

Servidor há 35 anos, José Augusto do Nascimento viu na solução encontrada pela nova gestão como algo positivo. "Não teria como ver de outra forma, afinal, pelo menos uma solução foi encontrada para resolver o problema. O prefeito veio com bom senso para resolver e, se essa foi a melhor solução encontrada, eu fico satisfeito, afinal, agora sei que vou receber o meu salário", ressaltou.

O  pagamento dos salários de janeiro e fevereiro se dará entre o último dia do mês e o quinto dia útil do mês subsequente, como estabelece a lei. Além disso, os servidores poderão receber em 12 parcelas o salário de dezembro, que ficou pendente na gestão anterior, com direito a um abono, ou solicitar um empréstimo, que será pago pela prefeitura, e já receber todo o vencimento em fevereiro.