Programa de Saúde Bucal realiza ação para idosos na USF Joaldo Barbosa

Saúde
14/02/2017 12h07

Com foco na política da prevenção, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa de Saúde Bucal, realizou na manhã desta terça-feira, 14, uma intervenção com os idosos atendidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa, localizada no bairro América. A palestra contou com a participação de aproximadamente 20 usuários e tratou de temas como: escovação correta, doenças como câncer bucal e gengivite, consulta com dentista, entre outros.

De acordo com a cirurgiã dentista da USF, Joane Sarah Teles, a proposta da ação é alertar o público alvo sobre a perda precoce dos dentes. “Como a população hoje em dia está ficando cada vez mais velha, é necessário que a gente realize esse tipo de palestra para que os idosos entendam como é importante preservar os dentes o máximo de tempo possível na boca. Antigamente existia aquela cultura da extração, qualquer dor era motivo para arrancar um dente e, por isso, a maioria das pessoas começava a usar prótese muito cedo. Então a nossa intenção é realmente trabalhar a prevenção para evitar que as pessoas sofram com a perda precoce de dentes. Desta forma, a gente também consegue melhorar a saúde de uma forma geral”, detalhou.   

A doméstica, Luciana Alves, sentiu-se bastante aliviada depois de assistir a palestra de hoje. “Minha gengiva está inflamada e já estava achando que poderia ser algo muito grave. Depois das explicações da doutora, minhas preocupações acabaram e fiquei bem mais tranquila. Agora vou seguir as orientações e começar o tratamento”, disse.

Dona Maria da Conceição Moura, que é aposentada e moradora do bairro América, também participou da ação e aprovou a iniciativa. “A palestra para mim foi muito proveitosa, tirei muitas dúvidas e aprendi bastante. Não é porque sou idosa que vou dizer que já sei tudo. Eu acredito que a vida da gente é um constante aprendizado e é por isso que eu gosto muito de participar dessas conversas interativas”, relevou.