Guarda Municipal inicia levantamento das condições de segurança das Unidades de Saúde

Guarda Municipal
15/02/2017 18h43

Uma comissão designada pelo diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Fernando Mendonça, tem visitado as 44 Unidades de Saúde da Família (USF) da capital, fazendo um levantamento das condições de segurança de cada local. O objetivo é realizas as readequações necessárias nas estruturas dos prédios e a melhor localização para a instalação de câmeras de monitoramento, que auxiliarão na vigilância do patrimônio público municipal.

A ação faz parte do Plano Municipal de Segurança que vem sendo elaborado pela GMA por determinação do prefeito Edvaldo Nogueira. Além das Unidades de Saúde da Família, serão contempladas as unidades escolares do município e os terminais de integração, que já receberam o reforço do patrulhamento preventivo através da operação "Terminal Seguro", deflagrada na última segunda-feira, 13.

Além do levantamento técnico-estrutural, a comissão tem estreitado a comunicação com os diretores das unidades, salientando a necessidade do repasse de informações imediatas à GMA quando da ocorrência de sinistros ocorridos nesses espaços públicos.

"Após os incidentes de arrombamentos que vinham ocorrendo nas Unidades de Saúde da Família, o prefeito Edvaldo Nogueira solicitou um levantamento das razões de tantas ocorrências. Em conversa com os gestores e os funcionários, estamos analisando o cotidiano desses locais e suas vulnerabilidades. Estamos solicitando também a implementação da vigilância eletrônica por meio de câmeras e sensores de presença que serão monitorados diretamente por nossa central de vídeo monitoramento, otimizando assim o tempo resposta nas ocorrências. Vale salientar que essas medidas valem tanto para as unidades de saúde como para as escolas", afirma Mendonça.

Materiais de divulgação, como cartazes com os contatos da GMA, estão sendo confeccionados para serem expostos dentro e fora dos prédios públicos como forma de incentivar a denúncia de suspeitos por parte da população.