Emsurb retoma serviço de limpeza de canais pelo método de barragem

Serviços Urbanos
17/02/2017 08h25

Com intuito de garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu início ao serviço de limpeza do canal do conjunto Lourival Batista, no bairro Novo Paraíso.

A limpeza do canal está sendo feita pelo método de barragem móvel, onde uma lona é utilizada para fazer uma barragem em parte do canal e, assim, possibilitar a limpeza na parte que fica seca.

O presidente da Emsurb, Mendonça Prado, e o Diretor de Operações, Roberto Gomes, acompanharam a execução do serviço na tarde desta quinta-feira, 16. Para Mendonça a limpeza vai beneficiar, principalmente, as pessoas que moram próximo aos canais. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos. Essa limpeza é de grande importância porque ajuda a prevenir as enchentes em nossa capital. Como estamos nos aproximando do período de maior incidência de chuvas, a prefeitura, por meio da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, está se antecipando para evitar que a população tenha transtornos”, destacou.

Método de Barragem Móvel


O Gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Reinaldo Souza, explica que esse é um procedimento simples usado para limpeza de canais que tem garantido bons resultados. “A metodologia de funcionamento é engenhosa: uma lona prende parte da água do canal que sofreu sucção de uma máquina de bombeamento e logo em seguida uma tela retém o lixo que foi arrastado pela correnteza gerada com a abertura da lona”.

Para o Diretor de Operações, Roberto Gomes, essa técnica tem demonstrado eficácia por retirar de locais de difícil acesso vários resíduos jogados pela população. “A vantagem é que o lixo é levado pela pressão da água, removendo o que está acumulado no fundo do canal”, explicou.

População comemora

Para a vendedora, Edla Souza Monteiro, moradora da região há 25 anos, a limpeza do canal chegou num bom momento. "Para nós que moramos perto de um canal, esse tipo de serviço é excelente. Quando chegar o inverno, o canal não irá encher porque já foi limpo anteriormente é isso faz com que a água não entre em nossas casas".

A artesã e moradora, Irailde Alves Lima, comemorou a retomada do serviço que estava parado há cerca de dois anos. "Esse serviço estava parado há dois anos. Graças a Deus com essa limpeza todos os nossos problemas com ratos, muriçocas e infestação de baratas serão amenizados, mas também a população deve colaborar não jogando lixo no canal", enfatizou.