Unidades de Saúde da Família promovem grito de Carnaval

Saúde
21/02/2017 13h07

O clima de Carnaval invadiu duas Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju, na manhã desta terça-feira, 21. Com máscaras, perucas, confetes e serpentinas, os usuários da USF Dona Jovem, no bairro Industrial, e da USF Maria do Céu, no Centro, celebraram com muita alegria e descontração a chegada da festa de Momo ao som das antigas marchinhas.

Na USF Dona Jovem, a animação tomou conta da recepção e contagiou a todos. Para a gerente da unidade, Íris Marques, esse tipo de atividade é uma forma de promover a qualidade de vida dos usuários. “Aqui na unidade a gente aproveita as datas festivas para proporcionar esse momento de alegria e descontração aos nossos usuários, porque entendemos que uma boa saúde está diretamente ligada a qualidade de vida. Hoje aqui nós estamos promovendo saúde de uma forma mais lúdica e dinâmica, graças ao esforço de toda a equipe e principalmente dos agentes comunitários que fizeram pessoalmente o convite a população”.

A comemoração contou também com o apoio dos estudantes de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit). “A gente sempre participa dessas atividades coletivas e desta vez as alunas trouxeram diversos adereços para oferecer aos usuários, como chapéus, máscaras e confetes, assim como o lanche servido ao final da festa”, explicou a professora Leane de Carvalho.

Bastante animada, Dona Maria Adolfina, moradora do bairro Industrial, aproveitou cada minuto da festa. “Eu moro sozinha e aproveito essas atividades para descontrair e interagir com outras pessoas. Faço parte também do Programa Academia da Cidade, acordo todos os dias bem cedo para me exercitar porque acho muito importante a gente movimentar o corpo para manter a mente saudável”, pontuou.

Já na USF Maria do Céu, o grito de Carnaval contou com a participação do Programa Consultório na Rua.  Quem animou a festa foi Robson Carlos Gomes, usuário do programa que fez questão de tocar e cantar diversas músicas alusivas ao tema.

“O Carnaval é uma festa democrática e através dela a gente consegue unir as pessoas,  foi exatamente isso que nós pudemos observar aqui hoje, a integração dos usuários, com os moradores da região, funcionários e pacientes que estavam na USF no momento da comemoração”,  enfatizou Violeta Pollyana Silveira, gerente da Maria do Céu.