Secretário elenca avanços na saúde pública na gestão Edvaldo Nogueira

Saúde
22/02/2017 12h10

Reorganizar a saúde pública de Aracaju é uma das principais metas do governo Edvaldo Nogueira, que tem como projeto de administração, a reconstrução da qualidade de vida na cidade de Aracaju. Focado nesse objetivo, o secretário Municipal de Saúde, André Sotero, tem concentrado seus esforços em promover uma ampla reformulação na saúde pública, eliminando irregularidades, combatendo gargalos que travam os serviços, revendo processos de trabalho, reavaliando contratos, efetuando parcerias, enfim, reestruturando o Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju.

“Os primeiros dias da gestão foram dedicados à formação da equipe e aqui abro um parêntese para enfatizar que a escolha dos nomes obedeceu a três critérios que foram competência técnica, amor ao SUS e sensibilidade às necessidades dos nossos usuários. Montada a equipe, traçamos as metas prioritárias de trabalho e a partir daí começamos a dar os primeiros passos para concretizar o projeto de reconstruir a saúde pública de Aracaju nos moldes estabelecidos pelo prefeito Edvaldo Nogueira e por mim”, explicou André Sotero.

Os avanços ainda são invisíveis, mas consolidam-se no dia-a-dia, segundo ressalta o secretário, enfatizando, contudo, que a pouca visibilidade decorre do fato de a atual gestão ter recebido a secretaria com um déficit mensal de R$ 6 milhões, acrescidos de um passivo de R$ 45 milhões. “Lamentamos também o fato de termos que devolver recursos ao Ministério da Saúde por falta de planejamento da gestão anterior. Mas, ainda assim, estamos pagando em dia todas as despesas e iniciamos o pagamento dos credores”, disse André Sotero.

O secretário elenca melhorias feitas na Rede de Atenção Básica, a exemplo do diagnóstico realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF), com vistas a identificar deficiências nas áreas profissional, física e de equipamentos e a reabertura de duas salas de atendimento no mercado municipal, que servirão para ações de saúde da USF Maria do Céu. Além disso, as salas no mercado darão suporte a projetos, como "Saúde na Feira", voltado para feirantes e usuários em trânsito pela região, irão oferecer práticas integrativas e servirão como apoio ao "Consultório na rua", que foca ações na população em situação de rua; e a organização das Referências em ginecologia, pediatria e saúde mental ofertadas na rede.

Na Rede de Urgência e Emergência o secretário destaca a implantação de mais 12 leitos no Hospital Nestor Piva, zona Norte, o disparo dos processos licitatórios das emendas para aquisição de mobiliários e equipamentos, ainda o abastecimento dos materiais e medicamentos.  “Já na Rede Psicossocial retomamos o Grupo de Trabalho de Eventos, responsável por organizar atividades de lazer e entretenimento com os usuários, e o GT Saúde Mental em Movimento, que tem a missão de dar suporte técnico e emocional aos cuidadores, atuando de forma articulada entre todos os serviços da rede, a fim de ampliar a comunicação entre os serviços e unificar a rede de atenção psicossocial”, informou o secretário.

Epidemiologia

No campo da Vigilância Sanitária, o destaque fica para implementação da Vigilância Ambiental, com a criação da Gerência de Controle de Qualidade de Ar e Solo. De acordo com André Sotero, isso foi possível graças ao desmembramento da gerência que cuidava da qualidade de água para consumo humano e do ar e solo, desse modo, fortalecendo a Vigilância em saúde Ambiental na cidade de Aracaju.

Outra ação importante da área foi a reativação do controle e monitoramento da qualidade de alimentos comercializados em eventos de massa e a primeira ação da equipe foi no Fest Verão, realizado em janeiro, na Orla de Atalaia. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde cumpre a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC).  

“É oportuno salientar nesse momento de dificuldades financeiras por que passa a Prefeitura de Aracaju, que tudo que fizemos até agora não dependeu de recursos. Fizemos modificações, adequações, remanejamentos e contamos também com a boa vontade da equipe para fazer as coisas caminharem”, declarou André Sotero.

Ainda na área da Epidemiologia, a Secretaria Municipal de Saúde tem se dedicado ao controle do Aedes aegypti, já tendo inclusive realizado o primeiro levantamento do Índice LiraA, alcançando as duas primeiras semanas do mês de janeiro.

Outro ponto que mereceu empenho foi a intensificação da vacinação contra a febre amarela para os viajantes, com 15 unidades ofertando o serviço. O retorno das biópsias de casos suspeitos de Hanseníase também foi outra medida acertada da gestão.

André Sotero salientou, ainda no campo da epidemiologia, a criação da área técnica de Promoção da Equidade em Saúde voltada à população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, como os moradores de rua e o LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), bem como o fortalecimento da Academia da Cidade, com a valorização dos profissionais.

Contratos

Reduzir custos e gerar receita. Seguindo a orientação do prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário André Sotero determinou a revisão de todos os contratos de prestadores de serviços, conseguindo reduzir em 30% os de serviços de limpeza e técnicos operacionais. “Conseguimos também reduzir em 33,53% o número de cargos em comissão e estamos reavaliando os custos com insalubridade, horas extras, adicional noturno, os RPAs (Recebido de Pagamento Autônomo), participação em eventos, periculosidade, cessões, gratificação de risco e funções gratificadas para estatutários e requisitados, porque nossa intenção é enxugar a folha de pagamento e gerar receita para a atividade fim desta secretaria”, explicou o secretário.

Outra medida que visa à geração de receita e merece destaque foi a realização do levantamento dos recursos de emendas parlamentares e convênio. “Precisávamos identificar a situação atual dos processos, com vistas à captação de recursos para ampliarmos os investimentos na saúde do povo aracajuano”, informou André Sotero.      
 
100 dias

Nas primeiras semanas de janeiro, o secretário André Sotero e sua equipe trabalharam a elaboração do Plano de 100 dias, objetivando alinhar o plano de governo com as prioridades da Secretaria Municipal de Saúde.