Aracaju vai participar de estudo sobre HPV no Brasil

Saúde
22/02/2017 16h35

Técnicos e enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participam nesta quarta-feira, 22, e  na quinta-feira, 23, na sede do Centro de Educação Permanente da Saúde, no bairro Salgado Filho,  de uma capacitação para o Estudo de Prevalência do HPV no Brasil: POP Brasil. A pesquisa será feita em todo o país  sob a coordenação do Hospital Moinho de Ventos de Porto Alegre, juntamente com o Ministério da Saúde (MS).

Participam da capacitação as equipes das três Unidades de Saúde da Família (USF) que farão a coleta de dados para a pesquisa em Aracaju: USF Carlos Hardmam, USF Onésimo Pinto e USF Augusto Franco. As responsáveis pelo treinamento são a farmacêutica, Juliana  Caierão, e a nutricionista Natália Kops, representantes do hospital gaúcho.

“O Moinho de Ventos é um dos hospitais de excelência que participam do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS),  projeto dirigido ao fortalecimento do SUS. Como já existe essa parceria,  o Ministério da Saúde fez a solicitação para que o hospital ficasse responsável tanto pelo Estudo de Prevalência do HPV quanto pelo treinamento do pessoal que vai realizar a coleta dos dados”, explicou Natália Kops.

O objetivo da pesquisa é verificar a prevalência do HPV e seus tipos no Brasil e nas diferentes regiões do país, em homens e mulheres de 16 a 25 anos. Além disso, o estudo também pretende identificar fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à infecção pelo HPV e seus tipos virais, em especial os tipos 6, 11, 16 e 18, cobertos pela vacina adotada pelo Programa Nacional de Imunizações. 

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila Borges, e a referência técnica do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, Marília Uchôa, vão acompanhar todas as  atividades do estudo em Aracaju.

“Nós fomos treinadas no ano passado, em Porto Alegre, para conduzir a pesquisa. Iremos acompanhar todo o processo que vai desde a qualidade da coleta dos dados e material biológico, o alcance da meta, até a logística de envio dos dados. Aqui em Aracaju nós iremos colher 177 amostras nas três Unidades de Saúde onde a pesquisa irá ocorrer”, pontuou Cristiani Ludmila.

A expectativa é que a coleta de dados do Estudo de Prevalência do HPV no Brasil: POP Brasil seja finalizada até o mês de julho deste ano. Os resultados do estudo devem ser apresentados em dezembro.