Prefeitura divulga funcionamento dos serviços durante o Carnaval

Agência Aracaju de Notícias
23/02/2017 08h30

Em virtude da festa tão esperada, o Carnaval, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) informa à população como funcionarão seus serviços durante o período entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março. Para manter as tradições culturais e religiosas, a administração já decretou ponto facultativo para os servidores municipais durante a véspera do feriado e na Quarta-feira de Cinzas, porém, os serviços essenciais serão mantidos.

Saúde

O funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USFs) será suspenso, bem como o dois Centros de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco e Siqueira Campos, a sede da SMS e demais setores administrativos.

A Rede de Urgência e Emergência (Reue), que abrange os dois Hospitais Municipais, funcionará normalmente. Vale lembrar que no Hospital Fernando Franco (Zona Sul), localizado no conjunto Augusto Franco, funciona a Urgência Pediátrica e no Hospital Nestor Piva (Zona Norte), que fica na avenida Maranhão, funciona a Urgência Ortopédica.

A Urgência Odontológica, que também funciona no Nestor Piva, estará em regime de plantão. O atendimento começa a ser feito nesta sexta-feira, 24, a partir das 19h, e segue ininterruptamente até as 7h da quinta-feira, 2 de março.

O Centro de Informações Específicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) possui uma Unidade de Resposta Rápida (URR), que também funcionará em regime de plantão. O telefone é: 98103-0179. Esse número é exclusivamente para emergências de saúde pública. Ele está disponível para que os profissionais de saúde possam ligar caso ocorra algum evento inusitado, como surto de doenças ou intoxicação alimentar.

Cultura

As unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) estarão fechadas no período de carnaval, são elas: o Centro Cultural de Aracaju, o Núcleo de Produção Orlando Vieira(NPD), o Mirante da 13 de Julho, a Galeria de Arte Álvaro Santos, a  Biblioteca Municipal Clodomir Silva, a Escola de Arte Valdice Teles e a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes. Essas unidades retomam as atividades na quinta-feira, 2 de março.

Mercados e feiras

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informa que os mercados centrais Antônio Franco e Thales Ferraz manterão o horário de funcionamento habitual no sábado, 25, domingo ,26, e na segunda-feira, 27, véspera de Carnaval, com fechamento apenas na terça-feira, dia 28.

Já o mercado central Albano Franco funcionará em seu horário normal nos dias 25, 26 e 1º (sábado, domingo e quarta-feira), sendo que, na segunda-feira (27) e terça-feira (28) estará fechado para mutirão de limpeza em toda a parte interna do prédio.

As feiras de bairros da Capital abrirão normalmente no final de semana e na quarta-feira, dia 1º. Na terça-feira, dia 28, a feira realizada no bairro Siqueira Campos estará suspensa, assim como, a que acontece próximo ao Batistão.

Parque da Sementeira

O Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), verdadeiro reduto de lazer, no coração da capital, abrirá suas portas em horário normal, das 5h às 21h, durante o final de semana e neste feriado. 

SMTT e GMA

A Superintendência Municipal de  Transporte e Trânsito (SMTT) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), além de prestarem serviços de forma extraordinária neste carnaval, manterão a atuação de rotina. É possível acionar órgãos da seguinte forma: Disque Trânsito, através do número 118; e canais de denúncias da GMA: número 153 e o aplicativo Whatsapp - (79) 98166-7790.