Idosos recebem atenção especial para acessar o salário de dezembro

Planejamento e Orçamento
24/02/2017 12h05

Os idosos, acima de 79 anos, que estão aptos a contratar a operação de crédito para receber a remuneração do mês de dezembro de 2016, estão recebendo um tratamento especial na agência Banese no bairro Jardins. Isso graças à uma parceria firmada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), com a instituição bancária que disponibilizou atendimento personalizado aos 194 aposentados, que foram devidamente identificados e informados sobre a oferta desse atendimento especial. Conforme a situação, a Seplog providencia até o translado do idoso para o banco e de retorno à sua residência. 
 
Por limitações legais, a Caixa Econômica Federal ficou impedida de realizar a contratação dessa operação, uma vez que, ao final do prazo, estes servidores aposentados já estariam com mais de 80 anos. “Realmente há limitações para concessão de crédito nessas situações, mas nós, do Banese, em parceria com a administração municipal criamos um novo formato contratual que permite a operação, com todas as garantias, e atendendo a uma parcela de servidores que merece todo o nosso respeito e atenção. Muitos deles já não conseguem operar no sistema automatizado, por isso estamos nos colocando à disposição”, assegurou o gerente Geral da agência Banese Jardins, José Marques.
 
Acolhimento
 
Atendendo a um compromisso assumido pela Prefeitura de Aracaju, foi pactuado que seria oferecido o melhor atendimento possível a esse público específico. “Nós estamos oferecendo o que temos de melhor desde a sistemática de contratação, passando pela acessibilidade e pelo diferencial do acolhimento que estamos buscando oferecer. Queremos que todos saiam daqui sorrindo”, destacou a gerente de Negócios, Maria Santos, uma das responsáveis pelo atendimento.
 
“Aqui eu fui bem recebida desde a entrada, fui convidada a sentar e até a tomar um café da manhã que eles ofereceram. É muito bom ser tratada dessa forma. Fico feliz que a Prefeitura e o Banese tenham nos oferecido isso”, opina a aposentada Marivalda Carvalho Santos, 79, que foi servidora da Secretaria Municipal de Educação.
 
Estrutura
 
Ciente do perfil dessa clientela, e do compromisso pactuado com a administração municipal, o Banese destinou profissionais com mais experiência para esse atendimento específico, visando tornar a operação o mais eficaz possível. “Temos uma análise que mostra que, enquanto um atendimento de um adulto leva, em média, cinco minutos, o do idoso já avança para oito minutos, já que ele lê mais devagar, assina mais devagar e requer explicações mais detalhadas para facilitar sua compreensão. Por isso, destacamos nossos profissionais mais experientes e habilitados a lidar com esse público. Tem sido muito gratificante”, conclui a gerente Maria Santos.
 
O atendimento estará disponível no ambiente da agência enquanto a demanda for apresentada. Além dessa agência, todas as demais agências Banese estão aptas a também realizar a operação.