Aracaju oferece opções de cultura e lazer durante o Carnaval

Agência Aracaju de Notícias
24/02/2017 17h20

Com a proximidade do Carnaval, muita gente começa a se planejar e aí surgem as dúvidas de destino para o período. Conhecida pela hospitalidade, Aracaju atrai viajantes de todo o país, inclusive do mundo. Opções de lazer não faltam pela cidade. Elas vão desde parques a galerias de arte. A capital sergipana está localizada no litoral, sendo cortada pelos rios Sergipe e Poxim. As praias são verdadeiros atrativos pra quem deseja aproveitar o período de momo.

Orla da Atalaia e Orla Pôr do Sol

Um dos principais pontos turísticos é a Orla da Atalaia, considerada uma das mais bonitas do Brasil. O local dispõe de bares, restaurantes e uma agradável paisagem. Recentemente, ganhou um monumento que virou atração entre turistas: a escultura gigante do caranguejo. O crustáceo foi instalado na entrada da Passarela do Caranguejo. Quem passa não resiste e faz a parada obrigatória para a foto.

Outro local requisitado é a Orla pôr do Sol, situada no Mosqueiro. Não há quem não se encante com o pôr do sol, uma beleza natural da região.  O cenário é deslumbrante. De lá, partem catamarãs para a Croa do Goré e Ilha dos Namorados, destinos muito procurados pelos turistas.

Calçadão da Treze de Julho

Em um passeio rápido pela cidade, encontramos outros pontos interessantes. O calçadão da Treze de Julho é bastante frequentado por moradores e turistas, fica na zona sul. Pela manhã e no fim de tarde, várias pessoas costumam praticar atividade física na área. É no calçadão também onde está instalado o Mirante, um espaço contemplativo. Do alto, a pessoa tem uma vista bela e parcial da cidade, além de apreciar o encontro do rio Sergipe com o mar.

Parque da Sementeira

Por falar em natureza, o Parque Governador Augusto Franco, popularmente chamado por Parque da Sementeira, recebe centenas de pessoas de diversas idades todos os dias, seja para praticar esportes ou em busca de lazer. O local oferece tranquilidade e contato com a natureza aos visitantes. É lá onde está localizada a sede da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

O parque tem 396.19 m² de área total, conta com lagos, quadra poliesportiva, campo de futebol, aparelhos para prática de exercícios físicos, pista para caminhada e quiosques para piqueniques. O espaço verde e agradável ainda dispõe de inúmeras espécies de árvores. O local estará aberto para visitação em horário normal, das 5h às 21h, durante o fim de semana e neste feriado de Carnaval.

Colina de Santo Antônio

Outro ponto turístico é a Colina de Santo Antônio, onde a cidade "nasceu". Ele é tido como um dos espaços mais privilegiados de Aracaju. De lá, a pessoa tem uma vista parcial do rio Sergipe. No mesmo espaço, tem a igreja de Santo Antônio, onde a população se reúne todo 13 de junho para comemorar o dia do santo conhecido como casamenteiro. As casas do lugar ainda conservam características arquitetônicas de tempos mais antigos. 

Mercados

Os Mercados Centrais, Albano Franco, Thalles Ferraz e Antônio Franco já entraram no roteiro obrigatório pra quem vem conhecer Aracaju. O espaço reúne artesanato, comidas típicas, frutas da região, verduras, flores e ervas. São dezenas de boxes com artigos e preços variados. Destaque para artigos em couro e acessórios para casa. O horário de funcionamento do Antônio Franco e Thales Ferraz, no sábado, 25, domingo, 26, e segunda, 27, será das 8h às 17h. Na terça-feira de carnaval , 28, estarão fechados. Já o mercado centro Albano Franco, vai funcionar apenas nos dias 25 e 26.

Galeria de Artes Álvaro Santos

Quem quiser estender a programação do carnaval para a parte cultural, pode visitar a Galeria Álvaro Santos, um dos mais tradicionais espaços das artes visuais. O espaço enaltece o trabalho feito por artistas do município, valorizando as obras feitas por eles. Além de divulgar as manifestações culturais da cidade. Atualmente, estão sendo expostos 35 trabalhos de 35 artistas sergipanos. São obras do próprio acervo da galeria. O espaço fica localizada no Parque Teófilo Dantas, centro de Aracaju. A galeria estará aberta a partir da quinta-feira, 2, depois dos festejos de Carnaval, das 9h às 17h.