PMA desenvolve ações no pavimento asfáltico da capital

Obras e Urbanização
24/02/2017 15h17

A situação precária em que foi encontrada a malha viária de Aracaju provocada pela falta de manutenção, ausência de investimentos e desgaste pela ação do tempo está sendo um dos grandes desafios enfrentados pela nova Administração Municipal. Para resolver este problema, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) tem ido às ruas desenvolvido ações paliativas que vão melhorar as condições de trafego das ruas até que o órgão possa retomar com força total o trabalho de recapeamento.

Neste sentido, na manhã desta sexta-feira, 24, duas equipes de pavimentação atuaram na avenida Deputado Airton Teles, no Centro e na rua Cláudio Batista, no trecho situado no bairro Santo Antônio. Foram aplicadas mais de 40 toneladas de asfalto na operação tapa-buraco e mobilizado mais de 30 profissionais. 

Dos quase 1.500 km de vias públicas da cidade, cerca de 59% é pavimentada com asfalto, correspondendo a aproximadamente 890 km. Trabalhando com um contingente de profissionais abaixo do necessário e tendo que comprar a massa asfáltica no município de Itaporanga D'Ajuda, em virtude da desativação da Usina de Asfalto feita pela gestão passada, a manutenção está sendo executada nos grandes corredores de trânsito ou que exijam ação imediata.

Acrescente a isso outra condicionante que contribui para o desgaste da malha: a frota de veículos que circulam diariamente na cidade totaliza pouco menos de 300 mil, segundo dados relativos a 2016 do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-Se).

Conforme a recomendação do prefeito Edvaldo Nogueira de que sua equipe deve diagnosticar a situação de cada órgão e imediatamente apontar saídas estratégicas e reais é que o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, tem trabalhado para oferecer aos aracajuanos serviços básicos de manutenção do parque urbanístico de Aracaju.

"Sabíamos dos desafios que nos esperávamos. Mas temos a consciência de que podemos superar este momento inicial de dificuldade e, sob a liderança do prefeito Edvaldo, vamos devolver à cidade um de seus mais belos patrimônios que são os aspectos de urbanidade e ordenamento que já foi a marca de nossa capital", afirma Ferrari, destacando que ainda neste primeiro semestre a capacidade de trabalho da empresa municipal deve ser ampliada.