Prefeitura garante tranquilidade no Carnaval

Agência Aracaju de Notícias
02/03/2017 14h30

A Prefeitura de Aracaju trabalhou intensamente neste feriado prolongado para garantir o melhor Carnaval aos aracajuanos. Em regime de escala ou com operações especiais, diversos setores esqueceram a folga e atuaram no período momesco em toda a cidade. O balanço foi positivo e mostrou que os cidadãos sabem como aproveitar bem uma boa festa.

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), do dia 17 até o dia 28 de fevereiro, esteve presente em diferentes eventos carnavalescos espalhados pelos bairros da capital. Neste período, foram realizadas cerca de 150 intervenções, 11 prisões, apreensão de três armas de fogo, 22 armas brancas e a recuperação de um veículo. Centenas de guardiões estiveram nas ruas auxiliados por viaturas e motocicletas.

As apreensões das armas de fogo ocorreram em menos de 24 horas, no intervalo entre a noite de 26 e a manhã 27, sendo dois revólveres calibre .38. De acordo com informações da assessoria de comunicação da GMA, a primeira arma foi apreendida pelo Grupo Especializado de Moto Patrulhamento durante ação preventiva no Centro da capital.

"Dois indivíduos foram flagrados fazendo uso de entorpecente em um automóvel que trafegava pela rua Itaporanga. Desconfiados da atitude da dupla, os agentes efetuaram uma revista no veículo encontrando a arma que foi roubada no mês de novembro de 2016 do vigilante de uma concessionária de veículos na zona sul". Já a segunda arma foi apreendida após assalto realizado a transeuntes no Conjunto Augusto Franco. O suspeito foi encontrado e preso na avenida Heráclito Rollemberg já nas proximidades do Orlando Dantas.

Trânsito

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito organizou um esquema especial de atuação com a ‘Operação Carnaval 2017' e o saldo foi positivo. Além do apoio a mais de 100 blocos, com destaque para o maior deles, o Rasgadinho, onde 110 agentes de trânsito atuaram divididos em 22 por dia de evento. Mas o órgão não deixou a cidade desassistida e fiscalizou também os principais pontos, como a Orla da Atalaia, os mercados municipais e as feiras livres. Nenhum veículo foi apreendido.

"A SMTT esteve presente também na desmontagem dos palcos das festas, na tarde da quarta-feira, fazendo o acompanhamento para dar fluidez ao trânsito nestes locais", informou o assessor Nivaldo Cândido. Além disso, antes do carnaval o órgão realizou uma ampla ação educativa para a prevenção de acidades, numa medida que conjunta com órgãos de transito das cidades da região metropolitana, e também com a Polícia Rodoviária Federal.

Saúde

Na Secretaria Municipal de Saúde, no período de 24 de fevereiro a 1º de março, foram atendidos 3278 pacientes, sendo 1859 registros no hospital Nestor Piva, na zona norte, e mais 1419 no hospital Fernando Franco, na zona sul. Esse total abrange as especialidades clínica, ortopédica, cirúrgica, odontológica e pediátrica. O dia de maior procura foi nesta quarta-feira de cinzas, 1º, em ambos os hospitais. A SMS trabalhou ainda durante os dias de festa com a prevenção contra DSTs/Aids e a vigilância sanitária.