Maternidade 17 de Março é tema de videoconferência com o Ministério da Saúde

Saúde
02/03/2017 17h15

O projeto de construção da Maternidade Municipal 17 de Março foi o tema de uma videoconferência realizada na tarde desta quinta-feira, 2, no núcleo estadual do Ministério da Saúde (MS), situado no centro de Aracaju. A maternidade é uma das prioridades da atual gestão e, tanto o secretário Municipal da Saúde, André Sotero, quanto o prefeito Edvaldo Nogueira não estão medindo esforços para que as obras sejam iniciadas o quanto antes.

Desde o mês de janeiro, uma comissão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está empenhada em alinhar todas as pendências que o convênio exige. “Estamos cumprindo uma agenda intensa com as arquitetas da SMS e as coordenações dos programas Saúde da Mulher e Saúde da Criança para resolver todos os problemas e assim retomar a obra. O nosso objetivo é oferecer uma melhor assistência ao parto para as aracajuanas, uma vez que a nova maternidade vai oferecer 50 leitos e terá capacidade de realizar 500 partos por mês”, explicou Sayonara Carvalho, assessora técnica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da SMS.

Ainda de acordo com Sayonara, na reunião foram apresentadas todas as mudanças solicitadas pelo MS. “As nossas arquitetas refizeram o projeto com todas as adequações que foram pedidas e hoje estamos aqui para receber o aval do Ministério. Depois disso, passaremos para a próxima fase que é a de alterar o plano de trabalho no Sistema de Convênios (Siconv), encaminhar para a Caixa Econômica Federal essas mudanças e abrir novo edital de licitação para execução da obra”, detalhou.

E todo o esforço da Prefeitura no que diz respeito ao projeto da Maternidade Municipal 17 de Março, já começa a ser reconhecido. Durante a videoconferência, a arquiteta do Ministério da Saúde, Diane Soares, teceu muitos elogios ao projeto. “Todas as observações que fizemos com relação às instalações foram acatadas e alteradas para melhor, superando sempre as nossas expectativas. Queremos usar esse projeto como modelo a ser seguido para futuras maternidades desse porte no país”, destacou.

Participantes

Também estiveram presentes na videoconferência a coordenadora do Programa Saúde da Criança, Rita Bitencourt, a representante do Programa Saúde da Mulher, Marise Rocha, a representante da Vigilância Sanitária, Isabel Cristina Silva, as arquitetas da SMS, Olga Dias e Karla Feitosa, e a arquiteta do MS, Talita Campelo.