Obras de limpeza do canal da 13 de Julho beneficiam a população

Agência Aracaju de Notícias
03/03/2017 17h10

Desde a semana passada, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem executando a limpeza do canal da 13 de Julho, com o objetivo minimizar os impactos que as chuvas e a maré alta têm causado nos últimos meses. A melhoria já é constatada pelas pessoas que transitam ou trabalham na região. Muitas delas revelam a redução do odor decorrente do canal, já nestes primeiros dias de serviço.

O motorista particular Gildo Brito Pereira, que está sempre na área, apontou que a obra beneficiou bastante quem precisa permanecer no local. “Todos os dias eu fico aqui embaixo do prédio à espera do meu chefe. Antes eu ficava inquieto por causa do mau cheiro. Era horrível. Graças a Deus que isso está melhorando com Edvaldo Nogueira. Faltava alguém pra olhar com carinho para esse problema que incomodava a todos”, colocou.

Para o jardineiro Willams Pereira dos Santos que está todos os dias no Calçadão da 13 de Julho, antes era inviável limpar  o local por conta do mau cheiro. “A gente tinha que usar máscara. Não dava para limpar essa área sem se sentir incomodado. Agora, a situação melhorou. Dá para trabalhar mais aliviado”, explicou.

Segundo o frentista Elder Luiz Santos de Oliveira, que trabalha há quase um ano em um posto de combustível localizado em frente ao canal da avenida Anísio Azevedo, o odor causado pelo canal diminuiu de forma significativa. “Espero que continue assim porque ninguém aguentava mais o mau cheiro. Os clientes viviam reclamando quando paravam para abastecer”, contou.

A obra executada pela Emurb teve início depois de um levantamento emergencial feito em parceria com Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).  De acordo com o diretor de Operações da empresa municipal, José Alberto Bispo do Nascimento, o mau cheiro é decorrente da formação de gases, oriundos do represamento da água do canal. “O nível da água do canal baixou em torno de um metro de profundidade. Até a semana que vem, a expectativa é de que esse nível baixe ainda mais”, afirmou.