Embalados pelo contagiante ritmo lúdico das canções infantis, professores da Educação Infantil da rede municipal de Aracaju participaram na manhã de hoje, 2, da abertura do Fórum de Educação Infantil e Direitos Humanos. O evento foi regado a música, histórias, interação, mas também de construção de diretrizes pedagógicas.
Realizado pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), o evento segue durante toda esta terça-feira, 3, e pretende diagnosticar a realidade, bem como fazer a análise das perspectivas para a educação das crianças atendidas pelas creches e pré-escolas da rede.
Além da secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, a abertura do Fórum contou com a participação da prefeita em exercício, Eliane Aquino, que além de destacar a importância de Assistência Social e Educação serem parceiras, ressaltou o desafio de fazer as crianças aprenderem no tempo certo e o que realmente precisam aprender.
Na oportunidade, Cecília Leite falou da construção de uma governabilidade que defende o direito de aprender. "Nosso objetivo é construir o Programa Pedagógico para o município de Aracaju. Estamos iniciando com a educação infantil, mas englobaremos todos os segmentos na discussão da construção pedagógica tendo como alicerce o direito de aprender e de ser cidadão. Estaremos unidos nesse objetivo", destaca.
O diretor da Educação Básica da Semed, Manuel Prado, destaca que o intuito do Fórum é, também, fechar com os gestores e professores da Educação Infantil um conjunto de diretrizes que deverão nortear o trabalho educativo ao longo de 2017. "Estamos contentes porque é o primeiro grande evento dirigido aos professores. No próximo, pretendemos reunir os 1.600 professores da rede", explica.
Grupos de trabalho
A coordenadora de Educação Infantil da rede municipal de Aracaju, Núbia Josânia Paes de Lira, explica porque foi feita a divisão do fórum em dois grupos. "Essa divisão dos professores da educação infantil em dois grupos foi para garantir que todos eles tivessem acesso ao fórum, e uma das coisas que dificultam esse acesso é o horário, porque tem professores que trabalham em outra instituição, por isso foi dividido em dois horários um pela manhã e outro à tarde para garantir a participação de todos".
Ela também fala da importância do fórum em refletir sobre qual a função da educação infantil hoje na rede municipal de educação. "Nós temos uma necessidade de pensar que a educação infantil precisa sair daquela condição de ser um momento de cuidar da criança pra assumir de fato o trabalho educativo, o trabalho pedagógico, e para assumir um trabalho pedagógico, precisamos discutir o currículo, e o fórum foi passado nesse sentido, para gerar um diagnostico, elaborar um documento que vai ser aquele que identifica quais são as perspectivas que o conjunto dos professores têm com relação ao seu trabalho, o que ele faz e desenvolve na educação infantil", explica a coordenadora.
A professora da educação infantil quatro da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Berenice Campos, Elizangela Viera de Melo, conta sobre a relevância de participar do fórum. "Uma ótima oportunidade para trocar experiência, a aprendizagem que vamos adquirir será utilizada em sala de aula, pois foi feito um feedback onde não só apenas ouvimos, mas também participamos e isso é ótimo", ressalta.
A professora da educação especial da EMEI Áurea Melo Zamor, Anatécia Silva Santos, fala da importância de todos os eventos realizados pela Prefeitura."Todo conteúdo que a secretaria pode disponibilizar para o professor por meio de fórum, palestra, seminários, é muito importante para que o professor reflita e pense a sua prática pedagógica na escola. O objetivo tanto dos professores quanto da Secretaria de Educação é melhorar a qualidade de ensino, fazer uma educação voltada para a cidadania, então tudo que é realizado para fortalecer a educação é importante", revela.