Semed realiza Fórum de Educação Infantil e Direitos Humanos para professores da rede

Educação
02/03/2017 18h50

Embalados pelo contagiante ritmo lúdico das canções infantis, professores da Educação Infantil da rede municipal de Aracaju participaram na manhã de hoje, 2, da abertura do Fórum de Educação Infantil e Direitos Humanos. O evento foi regado a música, histórias, interação, mas também de construção de diretrizes pedagógicas.

Realizado pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), o evento segue durante toda esta terça-feira, 3, e pretende diagnosticar a realidade, bem como fazer a análise das perspectivas para a educação das crianças atendidas pelas creches e pré-escolas da rede.

Além da secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, a abertura do Fórum contou com a participação da prefeita em exercício, Eliane Aquino, que além de destacar a importância de Assistência Social e Educação serem parceiras, ressaltou o desafio de fazer as crianças aprenderem no tempo certo e o que realmente precisam aprender. 

Na oportunidade, Cecília Leite falou da construção de uma governabilidade que defende o direito de aprender. "Nosso objetivo é construir o Programa  Pedagógico para o município de Aracaju. Estamos iniciando com a educação infantil, mas englobaremos todos os segmentos na discussão da construção pedagógica tendo como alicerce o direito de aprender e de ser cidadão. Estaremos unidos nesse objetivo", destaca.

O diretor da Educação Básica da Semed, Manuel Prado, destaca que o intuito do Fórum é, também, fechar com os gestores e professores da Educação Infantil um conjunto de diretrizes que deverão nortear o trabalho educativo ao longo de 2017. "Estamos contentes porque é o primeiro grande evento dirigido aos professores. No próximo, pretendemos reunir os 1.600 professores da rede", explica.

Grupos de trabalho 

A coordenadora de Educação Infantil da rede municipal de Aracaju, Núbia Josânia Paes de Lira, explica porque foi feita a divisão do fórum em dois grupos. "Essa divisão dos professores da educação infantil em dois grupos foi para garantir que todos eles tivessem acesso ao fórum, e uma das coisas que dificultam esse acesso é o horário, porque tem professores que trabalham em outra instituição, por isso foi dividido em dois horários um pela manhã e outro à tarde para garantir a participação de todos".

Ela também fala da importância do fórum em refletir sobre qual a função da educação infantil hoje na rede municipal de educação. "Nós temos uma necessidade de pensar que a educação infantil precisa sair daquela condição de ser um momento de cuidar da criança pra assumir de fato o trabalho educativo, o trabalho pedagógico, e para assumir um trabalho pedagógico, precisamos discutir o currículo, e o fórum foi passado nesse sentido, para gerar um diagnostico, elaborar um documento que vai ser aquele que identifica quais são as perspectivas que o conjunto dos professores têm com relação ao seu trabalho, o que ele faz e desenvolve na educação infantil", explica a coordenadora.

A professora da educação infantil quatro da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Berenice  Campos, Elizangela Viera de Melo, conta sobre a relevância de participar do fórum. "Uma ótima oportunidade para trocar experiência, a aprendizagem que vamos adquirir será utilizada em sala de aula, pois foi feito um feedback onde não só apenas ouvimos, mas também participamos e isso é ótimo", ressalta.

A professora da educação especial da EMEI Áurea Melo Zamor, Anatécia Silva Santos, fala da importância de todos os eventos realizados pela Prefeitura."Todo conteúdo que a secretaria pode disponibilizar para o professor por meio de fórum, palestra, seminários, é muito importante para que o professor reflita e pense a sua prática pedagógica na escola. O objetivo tanto dos professores quanto da Secretaria de Educação é melhorar a qualidade de ensino, fazer uma educação voltada para a cidadania, então tudo que é realizado para fortalecer a educação é importante", revela.