Trabalho reforça a rede de drenagem e evita alagamentos

Obras e Urbanização
03/03/2017 16h30

Dotar o município de uma estratégia integrada entre saneamento básico e gestão das águas urbanas para um desenvolvimento equilibrado e sustentável, reduzindo os problemas existentes. Esta é a meta da Prefeitura de Aracaju que, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), estuda as medidas que serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazos, focada em ampliar a vazão das galerias pluviais da cidade.

Na microdrenagem, que consiste na coleta, na condução e no lançamento final do escoamento superficial ou subterrâneos através de pequenas e médias galerias, a expectativa é investir em obras estruturantes que consigam ampliar a rede. Enquanto na macrodrenagem, composta por cerca de 70 canais, a intenção é criar um plano de drenagem urbana que alcance os pontos críticos, incluindo a Zona de Expansão.

Neste início de gestão do prefeito Edvaldo Nogueira existem dois eixos de trabalho buscando soluções para a drenagem, como explica Sérgio Ferrari, presidente da Emurb. "Nosso planejamento parte do princípio de que devemos resolver os problemas mais urgentes e pontuais, através dos serviços executados pela nossa Diretoria de Operação, mas também buscando desenvolver projetos que viabilizem obras consistentes, cuja elaboração está sob a responsabilidade dos engenheiros da Diretoria de Obras. Com isso, resolvemos as demandas cotidianas e preparamos a estrutura de nossa capital a longo prazo", explica Ferrari, confirmando que o prefeito tem buscado se inteirar de toda a situação urbanística de Aracaju.

E são os serviços diários que hoje tem sido fundamental para atender a todos os bairros. Como forma de evitar problemas pontuais e recorrentes nos períodos chuvosos, a empresa municipal mobiliza suas equipes compostas por técnicos, engenheiros e demais profissionais que trabalham nas galerias pluviais com ações de limpeza de canais, manutenção de bocas-de-lobo, bueiros e substituição da tubulação danificada.

O cronograma de trabalho foi ampliado e as equipes de manutenção e desobstrução da rede de drenagem foram distribuídas por vários bairros, seguindo critérios técnicos e considerando os pontos que merecem um trabalho mais intenso. O serviço é dividido por etapas. Inicialmente, é feita uma escavação para eliminar os resíduos existentes na rede. Em seguida, caso haja fissuras na estrutura, a tubulação é trocada. Por último, o serviço é finalizado com a reposição das tampas e sendo necessário uma camada de asfalto no pavimento.

Trabalho nos bairros

Na manhã desta sexta-feira, 3, a Diretoria de Operações do órgão encaminhou profissionais para a região central da capital, além dos bairros 13 de Julho, 18 do Forte, Bairro América, Cidade Nova, Grageru, Luzia, Ponto Novo, Santa Maria e Siqueira Campos.

De acordo com o engenheiro Alberto Nascimento, de janeiro até agora houve um crescimento significativo tanto no contingente de mão de obra quanto na quantidade de bairros atendidos. "Nos primeiros dias de janeiro havia no máximo duas equipes para atender toda a cidade e conseguíamos chegar a 4 ou 5 bairros por dia. Hoje nossa capacidade está melhor com aproximadamente 10 equipes, totalizando mais de 50 profissionais apenas na drenagem, e levamos os serviços a quase 15 bairros durante o dia", destaca o diretor de operações.

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).