Secretaria promove capacitação para gerentes das unidades de saúde do município

Saúde
03/03/2017 15h30

Com objetivo de acolher e instruir os novos gerentes e apoiadores de região da saúde no município, no que diz respeito aos processos de gestão das Unidades de Saúde da Família (USFs), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), realiza nesta sexta-feira, 3, uma capacitação com os novos gestores. Tendo como temas: a importância da Atenção Básica e como são os Processos de Trabalho e Gestão de Contratos, a qualificação visa preparar os profissionais para melhoria no atendimento aos usuários.

O coordenador do Ceps, João Cavalcante, ressaltou a importância de fazer um trabalho de aproximação com os gerentes das USFs. “Nesse primeiro momento a nossa proposta é de fazer um acolhimento com esses profissionais, mostrando um pouco da realidade dos processos de trabalho que eles vão enfrentar no dia a dia. Nesse sentido, estamos abordando em quatro momentos as temáticas de trabalho da gerência em si, um segundo mais específico sobre a Rede de Atenção Primária (Reap) e suas atividades, no terceiro espaço a discussão gira em torno de um curta-metragem para refletir sobre as políticas de humanização do SUS e no quarto momento vamos falar sobre contratos de prestação de serviços junto a nossa diretoria financeira”, explicou.

Divididos em três espaços de discussão, mais de 30 profissionais participaram da ação. A diretora de Atenção à Saúde (DAS), Guadalupe Ferreira afirmou que fazer a aproximação entre os profissionais e a gestão é o maior ganho da capacitação. “O nosso objetivo é trazer eles para mais perto da administração, tanto os que estão assumindo as gerências agora, quanto os que já estavam e vão continuar, para que assim eles entendam como funcionam os processos de gerenciamento da atenção básica, bem como entender as determinações que preconiza o Ministério da Saúde”, pontuou.

A Referência Técnica da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, Chenya Coutinho, esclareceu questões básicas sobre acolhimento e co-gestão nas USFs. “Foi o momento de conversar com esses gestores sobre acolhimento, atendimento, modos de fazer a exemplo das reuniões com equipes, além de discutir os processos de trabalho assegurando a satisfação do usuário e a valorização do servidor”, afirmou.