Direitos da criança é tema de palestra no último dia do Fórum de Educação

Educação
03/03/2017 17h48

Dando continuidade ao Fórum de Educação Infantil e Direitos Humanos, foi realizada nesta sexta-feira, 3, palestra com a professora do departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ana Maria Lourenço de Azevedo, que falou sobre tema “Direitos da criança: utopia ou realidade?”.O evento, que começou na quinta-feira, 2,  tem por objetivo diagnosticar a realidade, bem como fazer a análise das perspectivas para a educação das crianças atendidas pelas creches e pré-escolas da rede.

A professora Ana Maria explicou sobre o tema da palestra e como foi dividido. “Fiz um recorte desse tema abordando os direitos da infância e da educação infantil fazendo três dimensões: o brincar como direito; os direitos da criança a partir da legislação e dos avanços; e a formação docente, para que possamos ter certeza que o professor está envolvido, garantindo esses direitos das crianças”, detalhou.

A coordenadora de Educação Infantil da rede municipal de Aracaju, Núbia Josânia Paes de Lira, contou que a expectativa para a realização do Fórum foi atingida. “Tivemos mais de 90% dos professores da educação infantil presentes no nosso fórum, mesmo depois desse feriado de carnaval. Tivemos a proposta de pensar o que temos hoje de dificuldade e necessidade em relação à educação infantil. Produzimos um documento que apontasse caminhos para dar sequência aos próximos passos, para que possamos discutir a qualidade do trabalho pedagógico, e foi isso que conseguimos com o fórum”, revelou.

A professora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Irene Romão de Brito, Marília Gabriele Barros Reis, falou sobre a relevância do fórum e da palestra para os professores. “A principal ajuda que estou vendo nesses dois dias é o acolhimento, sentir que a gestão está preocupada com o que está acontecendo com as escolas, como podemos contribuir para uma educação de qualidade, dessa forma sabemos a quem recorrer, e isso contribui bastante principalmente no início do ano letivo”, ressaltou.

Parceria

A professora do departamento de educação da UFS, Ana Maria falou da importância do envolvimento das universidades com a comunidade. “Acho que as universidades têm que manter uma parceria, uma interlocução com as redes públicas, principalmente na área da educação. Não adianta fazer pesquisas se não podemos dialogar com os professores que estão realmente envolvidos no processo de educar e cuidar. Acho que é possível fazer essa parceria e, a partir de agora, algumas discussões para formação continuada dos professores”, enfatizou.

Ana Maria destacou também a iniciativa da Secretaria de Educação. “É extremamente importante esse compromisso que eu vejo aqui demonstrado pela equipe da secretaria por fazer esse fórum, para desenvolver uma ação dessa natureza. Sinto-me honrada e feliz por fazer parte desse processo com essa nova gestão que já mostra para que veio, firmando esse compromisso na educação infantil com um roteiro de plano de ação estratégico”, concluiu a professora.