Secretária da Educação visita escola Fernando Guedes após furto

Educação
06/03/2017 14h00

O esperado início do ano letivo aconteceu com tranquilidade na rede da Educação do município. Mães, crianças e adolescentes ficaram satisfeitos com o início das aulas. Mas na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Doutor Fernando Guedes, localizada no Bairro América, pontualmente, isso não foi possível. No fim de semana a escola foi arrombada e os equipamentos, necessários para o funcionamento da escola, furtados.

A secretária Maria Cecília Leite foi informada sobre o sinistro na manhã desta segunda-feira, 6, e imediatamente foi ao local, junto à equipe técnica, para fazer o levantamento do que foi furtado. “Foram levados caixas de fraldas descartáveis, máquina de lavar, televisores, DVD's, botijões de gás e com essa situação nós não temos condições de iniciar as aulas nesta unidade, é muito triste porque são equipamentos que servem à comunidade do bairro. Isso é um sofrimento para a mãe que vai trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos”, avaliou a secretária.

Para o ano letivo de 2017, a Emei Fernando Guedes tem 109 crianças matriculadas. A unidade atende bebês a partir dos cinco meses de vida e crianças de 2 e 3 anos. A secretária Maria Cecília Leite marcou uma reunião com o comandante da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Fernando Mendonça, e com o secretário de Planejamento, Augusto Fabio Oliveira Santos, para a próxima quarta-feira, 8 de março, para discutir o início do processo licitatório para a vigilância das escolas e das unidades de saúde.

“A falta de segurança nas escolas é um problema antigo, encontramos todas as unidades sem esquema de segurança, mas a prioridade do prefeito Edvaldo Nogueira é mudar essa realidade e nós estamos trabalhando em equipe para resolver essa questão com celeridade”, enfatizou a secretária Maria Cecília Leite.

A diretora da escola, Katia Siene Santos, avaliou que o prejuízo foi grande, mas foi muito importante a secretária ter ido ao local pessoalmente. “A secretária prontamente nos atendeu e já combinou com a Guarda Municipal que hoje a noite ainda a segurança da nossa unidade será feita provisoriamente e em breve teremos a vigilância noturna permanente”, informou a diretora.

Prejuízo à população do Bairro América

As mães dos alunos da unidade de ensino foram surpreendidas com o fechamento na escola. Verônica Almeida, dona de casa, expressou a sua revolta com o que ocorreu. “Eu estou muito triste com isso, essa escola é maravilhosa, elas atendem bem a nossa comunidade, aqui não falta nada, meu filho é cuidado direitinho e estamos todas revoltadas com esse roubo, hoje eu vou ficar com o meu filho em casa, mas as outras mães que não têm com quem deixar seus filhos, como estão?”, se perguntou indignada a mãe.

Já Izaura de Jesus demonstrou a frustração de chegar na escola do primeiro dia de aula e ver a escola arrombada. “Eu quero que quem fez isso seja preso, porque o prejuízo pra gente que tem que trabalhar e não tem com quem deixar as crianças foi grande. Eu amo essa escola, aqui minha filha é bem cuidada e aprende muito também, por isso todas nós estamos muito tristes”, avaliou a mão de aluna da creche.