Rede da Educação de Aracaju inicia ano letivo

Educação
06/03/2017 17h35

Um dia de acolhimento regado a muita expectativa e entusiasmo marcou o início do ano letivo 2017 nas escolas da rede municipal da Educação de Aracaju. Música, rodinhas de conversa, contação de histórias, apresentações teatrais deram, de forma lúdica, as boas vindas aos estudantes. A rede tem cerca de 30 mil alunos matriculados nas 74 unidades de ensino.

Por terem concluído o ano letivo posteriormente, cinco unidades escolares começarão no dia 13 de março e outras duas, no dia 20. Dia 13, começam as aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) Professora Maria Thétis Nunes, Olga Benário, Laonte Gama Da Silva, Deputado Jaime Araújo e Santa Rita de Cássia. No dia 20, inicia o ano letivo nas Emef´s Professora Letícia Soares de Santana e Presidente Juscelino Kubitschek.

Desde o início da manhã desta segunda, 6, a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite tem visitado as unidades escolares para ver o fluxo da rede no primeiro dia de aula. Segundo ela, a comunidade tem demonstrado satisfação e o clima é de empenho e construção.

“Nossa perspectiva é de que esse seja o início de um ano de grandes realizações. Eu sinto, por onde eu tenho passado, um clima de contentamento e de muita esperança no futuro que a gente vai construir. Os trabalhadores da Educação estão empenhados, junto com a nossa gestão, em solidificar um futuro melhor. O que estou vendo é a comunidade satisfeita com as escolas, temos problemas pontuais que estão sendo resolvidos, mas o clima é de contentamento e esperança em nossa rede”, revela Cecília Leite.

A manicure Antônia Josefa Alves, que é mãe de três filhos: um egresso e dois alunos da Emef Papa João Paulo II, revela a satisfação com a receptividade da rede. “O que me deixou bastante feliz foi a hospitalidade comigo e com meus filhos. Notei que toda a rede se comunica muito bem internamente, porque eu vim de São Paulo e assim que cheguei meus filhos foram acolhidos, inclusive o meu filho que foi transferido diretamente para o Vitória de Santa Maria. Estou muito feliz”, conta.

Expectativa superada

A diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom José Brandão de Castro, Rejane Alves, fala sobre as expectativas da chegada das crianças, principalmente para aquelas que estão tendo seu primeiro contato com a escola. “A separação dos pais muitas vezes causam um impacto emocional grande, provocando muito choro pelo medo,  pela sensação de abandono e tudo isso faz parte do processo. Então procuramos promover um ambiente acolhedor tanto para as crianças, quanto para os pais, com o intuito de deixá-los mais tranquilos e confiantes”, ressalta.

Já a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, Maria Socorro, explica como foi o primeiro dia de aula. “Nós, da equipe diretiva, funcionários e professores recebemos pais e alunos em um clima muito harmônico e alegre, ao som de música instrumental. Em seguida, os alunos foram encaminhados junto com seus professores para as suas respectivas salas de aula, lá eles fizeram um acolhimento com a turma. Depois nos reunimos no pátio da escola, onde tivemos contação de história e música ao som de voz e violão com o professor e cantor Minho”, detalha.

Ananda Cardoso de Jesus Santos é aluna de quatro anos da Emef Dom José Vicente Távora, ela conta como foi seu primeiro dia de aula. “Eu tava com muita saudade da escola, dos meus amiguinhos e da professora. Hoje foi muito bom, o momento que eu mais gostei foi a roda de conversa, porque eu conheci novos amiguinhos”, revela.