Emsurb anuncia empresa Torre para a coleta de lixo em Aracaju

Serviços Urbanos
06/03/2017 19h32

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mendonça Prado, reuniu a imprensa na tarde desta segunda-feira, 06, para explicar o processo para contratação de empresa de coleta de lixo em Aracaju. Na oportunidade, o presidente informou que a empresa que fará o serviço será a Torre.

"Desde o início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, estamos encarando esse processo com total transparência. Para se montar uma licitação nos moldes corretos demanda tempo, por isso revogamos o edital de pré-qualificação e escolhemos a Torre Empreendimentos para um contrato emergencial", explicou o presidente.

O presidente explicou que, foram chamadas três empresas que apresentaram capacidade técnica e orçamentos: a Biosanear Tecnologia, a Torre Empreendimentos e a MM Consultoria Construções e Serviços.  Após avaliação, a Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda foi escolhida para um contrato emergencial com validade de 180 dias, não havendo prorrogação e podendo ser encerrado ao final do processo licitatório.

"Espero que tenhamos concluído todos os problemas e que Aracaju volte a ser uma cidade limpa, como era anteriormente. É uma empresa que tem experiência e conhece a cidade. A Torre já recebeu a ordem de serviço e o contrato tem início a partir de hoje. É nosso desejo que nos próximos 90 dias o processo de licitação seja concluído da maneira mais transparente possível", enfatizou.

Durante a coletiva, Mendonça informou ainda que, os serviços que envolvem a limpeza pública de Aracaju foram divididos entre quatro empresas. "A limpeza de canais ficará a cargo da Hidromax, o destino final do lixo com a estação de transbordo terá a Estre Ambiental como responsável, a varrição de praças, jardinagens e mercados será feita pela BTS Ambiental, em contratos anteriores. A varrição da cidade e coleta de lixo será realizada pela Torre Empreendimentos", esclareceu.

Segundo o presidente da Emsurb, os serviços de podação de árvores e a coleta de resíduos da construção civil serão contemplados em outros contratos. "Até próxima semana teremos fechados os contratos de todos os serviços que envolvem a limpeza urbana da nossa capital".

Antiga empresa

Sobre a coletiva que ocorreu hoje pela manhã no Ministério Público Estadual, relacionada à prorrogação do contrato com a Empresa Cavo, que antes executava o serviço de limpeza das ruas, o presidente da Emsurb, Mendonça Prado, afirmou que não recebeu nenhuma notificação. "Nós respeitamos o Ministério Público. Se formos notificados, vamos analisar e interpor os recursos necessários. Não há desrespeito", explicou.

Sindilimp

Ao ser questionado pelo diretor de Relações de Trabalho do Sindilimp, Alexsandro dos Santos, sobre o relacionamento com a empresa escolhida, o presidente garantiu que o sindicato pode contar com o apoio da Emsurb para intermediar o diálogo deles com a Torre. "A Emsurb está de portas abertas para fazer a interlocução entre as partes. Não temos a intenção que nenhum posto de trabalho seja perdido", enfatizou.

A coletiva teve a presença do presidente do Sindilimp, Rayvanderson dos Santos, o vereador Antônio Bittencourt, o diretor de Operações da Emsurb, Roberto Gomes e Márcio Zylberman, assessor de Planejamento e Gestão da Emsurb.