Secretário da Saúde participa de reunião do Colegiado Interfederativo Estadual

Saúde
07/03/2017 16h17

O secretário Municipal da Saúde, André Sotero, participou na manhã desta terça-feira, 7, da  Reunião do Colegiado Interfederativo Estadual - CIE, realizada no auditório da Secretaria Estadual de Saúde, no centro da capital. Os encontros são realizados todos os meses com o objetivo de discutir, aprovar e pactuar as ações para o bom andamento da assistência em saúde nos 75 municípios sergipanos. 

Na pauta de hoje, a apresentação do Projeto de Gestão para Educação Permanente dos profissionais da Rede de Atenção às Urgências – GEPPRAU, que será desenvolvido através de uma parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz; e apresentação e aprovação do Plano Estadual de Atenção Oncológica, explanado pela referência técnica Lívia Angélica Silva, que também trouxe números da estimativa de câncer no mundo, no Brasil e em Sergipe. De acordo com dados, em 2016 a expectativa era de 3.210 novos casos da doença no estado, sendo 1.620 homens e 1.590 mulheres. 

A assessora técnica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da SMS, Sayonara Carvalho,  participou da reunião e saiu satisfeita com os resultados das pactuações. "O ponto mais importante para Aracaju foi a reabilitação do serviço de Influenza que a gestão passada havia perdido, e a partir dessa deliberação nós voltaremos a ter o incentivo do Ministério da Saúde. Além disso, também foram pactuados os critérios para a distribuição da penincilina benzatina, utilizada no tratamento da sífilis congênita, e dos repelentes para as mães cadastradas no Bolsa Família".

Outro assunto bastante debatido nesta terça foi o Projeto de Cirurgias Eletivas. Ficou estabelecido um prazo máximo de 15 dias para que cada secretaria  faça um levantamento dos procedimentos cirúrgicos que são considerados eletivos. Esses dados irão compor um diagnóstico atual da situação e também podem servir de base para a realização de possíveis mutirões. 
 
O secretário André Sotero, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da regulação da fila desses procedimentos eletivos. “Eu tenho certeza que com essa parceria, com  essa união do município com a Secretaria de Estado da Saúde, a regulação vai sair. É claro que a gente tem muita coisa ainda para aprimorar e a primeira delas é o sistema de informatização, que está nos trazendo alguns problemas. Mas tenho certeza que logo essas dificuldades vão ser resolvidas  e iremos colocar em prática essa regulação que será feita pelo Núcleo de Controle, Auditoria Avaliação e Regulação, o Nucaar,  através de uma fila única", explicou.