8 de março: mulher tem atenção diferenciada na administração municipal

Agência Aracaju de Notícias
08/03/2017 09h30

Os altos índices de violência contra a mulher registrados nos últimos anos e o preconceito chamam a atenção da sociedade. É pensando nesse público, que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) desenvolve diversas ações nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, com o intuito de garantir os direitos das aracajuanas. Essa preocupação é uma das marcas da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e também da vice-prefeita Eliane Aquino, primeira mulher a ocupar o posto mais alto no Executivo municipal.  

São diversas as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura para o público feminino. Neste 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Eliane Aquino faz um alerta à sociedade. "Nós precisamos muito mais que um dia 8 de março. Nós precisamos de 365 dias por ano de respeito. Como vice-prefeita do município de Aracaju, eu quero e vou lutar pra que todas essas mulheres tenham seus espaços dignamente. A inclusão pra elas precisa acontecer em qualquer âmbito do município", finalizou.

Assistência Social

Uma das metas da atual gestão é ajudar na redução da violência contra a mulher, com políticas resolutivas de resgate a autoestima e da cidadania. Segundo dados da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), em 2016, foram registrados 2.688 boletins de ocorrência. A vice-prefeita de Aracaju demonstra total preocupação com o alto índice de violência registrado nos últimos anos. "Nós temos como poder público, a obrigação de voltarmos os nossos olhares com atenção pra essas mulheres porque a violência é algo inadmissível. Nós temos que criar alternativas pra que a mulher se sinta empoderada. Temos que oferecer serviços, qualificação profissional e educação", pontuou.

Eliane também ressaltou a capacidade que a mulher tem para enfrentar obstáculos e superar os desafios. "Deus concedeu à mulher a dádiva de gerar outro ser porque Ele sabia da força que a mulher tem e que muitas vezes ela só descobre essa força na adversidade, quando não se tem mais opção e é preciso levantar a cabeça pra seguir adiante. Por isso, nós temos que fazer com que as mulheres sejam respeitadas nos seus trabalhos, nas suas casas. A sociedade necessita acordar", explicou.

Saúde

Outra preocupação da Prefeitura é refletida pela Rede de Atenção Primária (Reap) do município, que desenvolve o Programa Saúde da Mulher, com o objetivo de consolidar na capital um modelo que possa atender as necessidades da mulher. Esse programa atua com quatro frentes de trabalho preconizadas pelo Ministério da Saúde.  

Um deles é o planejamento familiar. Nas Unidades são disponibilizados métodos anticoncepcionais (preservativos, pílulas, injetáveis e DIU). O ‘Saúde da Mulher' também oferece assistência durante o pré-natal.  São realizados consultas médicas, exames laboratoriais, ultrassonografias e testes rápidos de HIV/AIDS e sífilis. Os de baixo risco são realizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e os de alto risco no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), localizado no bairro Siqueira Campos.

O programa também trabalha na prevenção do câncer de colo de útero e de mama, onde são oferecidos exames específicos e consultas especializadas. Em 2016, 11.720 mulheres entre 25 e 64 anos fizeram o Papanicolau, conhecido como exame de lâmina. A Rede também disponibiliza consultas especializadas em mastologia e mamografias para mulheres a partir dos 40 anos.  5.190 mulheres entre 50 e 69 anos fizeram mamografias no ano passado.

Também são desenvolvidas ações em conjunto com outros programas com o objetivo de diminuir a violência contra mulher. São realizados trabalhos educativos sobre prevenção de doenças, feminização das DSTs/AIDS, imunização contra o HPV e outras doenças, além de palestras e rodas de conversa.

Educação

Os direitos humanos são discutidos de forma ampla no município de Aracaju. Além disso, são desenvolvidos projetos pedagógicos com o intuito de promover cada vez mais a inclusão social.  Entre os projetos ofertados pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) está o ‘Famílias Fortes' que busca resgatar e fortalecer os vínculos familiares.

O ‘Sintonizando na Rádio' é outro trabalho pedagógico. O foco é a análise de músicas de sucesso tocadas nas rádios que, de alguma maneira,   tem a marca do preconceito, da misoginia, ou que   desqualifica a imagem de mulheres. Ainda existem outros projetos, a exemplo do ‘Todos pela Paz' e o ‘Caravana Empodera', que trata de ações de formação para geração de emprego e renda e é desenvolvido em parceria com a Fundat, Semasc e Secretaria de Estado da Saúde (SES).