Edvaldo e Eliane recepcionam servidoras em homenagem pelo Dia da Mulher

Agência Aracaju de Notícias
08/03/2017 09h32

Como forma de homenagear as mulheres aracajuanas pelo seu dia, o prefeito Edvaldo Nogueira e a vice-prefeita Eliane Aquino recepcionaram, nesta quarta-feira, 8 de março, as servidoras que chegaram para o trabalho no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. A cada mulher, eles entregaram uma flor, como reconhecimento pela capacidade feminina e como forma de chamar a atenção para a luta pela igualdade e pelo fim da violência doméstica.

A ação integra a campanha "Toda Mulher é Forte", iniciativa da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania, que, ao longo deste mês, está desenvolvendo uma série de atividades com a abordagem de temas como violência contra a mulher, empoderamento feminino e saúde da mulher. Nesta quarta, estão sendo realizadas panfletagens e apresentações artísticas no Centro da Cidade, palestras na sede da prefeitura, entre outras atividades.

"Quando fui prefeito, nós já fazíamos estas atividades em homenagem ao Dia da Mulher, com o gesto de entregar flores para as servidoras e cidadãs que estão na sede da prefeitura no dia 8. Agora, esta ação está mais fortalecida porque temos uma mulher como vice-prefeita. Isto mostra o nosso compromisso com a luta das mulheres não apenas, na palavra, mas na prática. As mulheres ocupam espaços importantes na nossa gestão. Além da vice-prefeita, que também é secretária da Assistência Social, temos a secretária da Educação, Cecília Leite, e mulheres em cargos de direção em todas as áreas na prefeitura", destacou Edvaldo Nogueira.

Políticas da Mulher

Ele pontuou que as políticas para a mulher na atual administração funcionam de forma transversal. "É uma política que está presente na Saúde, na Inclusão Social, na qualificação para o mercado de trabalho, enfim, em tudo que fazemos. Esta luta não é de uma só secretaria ou de apenas um dia, é um trabalho perene do nosso governo", explicou.

Edvaldo ressaltou que a homenagem com a entrega da flor tem dois significados: a comemoração pelos avanços conquistados e a necessidade de fortalecimento da luta por mais igualdade e pelo fim da violência. "Há avanços e estes precisam ser comemorados. No início do século passado, as mulheres não podiam votar, não tinham direitos. Hoje elas já são maioria no mercado de trabalho, nas faculdades e ocupam espaços importantes, mas a desigualdade em relação aos homens persiste, uma vez que os salários, sobretudo na iniciativa privada, são diferentes, e o fenômeno da violência ainda é uma triste realidade. A gente entrega uma flor ressaltando o papel extraordinário da mulher, mas também dizendo que é preciso dar passos adiante na luta por respeito, igualdade e contra a violência", reforçou.

O prefeito ainda fez, em seu discurso, uma referência especial à primeira-dama, Danusa Silva, e à vice-prefeita Eliane Aquino. "Sou um homem de sorte e duplamente feliz. Tenho ao meu lado a minha esposa Danusa, que, maneira muito efetiva, me dá sustentação e comigo enfrenta as dificuldades. Na administração, tenho Eliane Aquino, que atua na construção de um projeto que está devolvendo a qualidade de vida aos aracajuanos", disse.

Reflexão e luta

A vice-prefeita Eliane Aquino destacou a força feminina, mote da campanha realizada pela Secretaria da Assistência Social. "Este é um momento de muita reflexão e de luta. A mulher é extremamente forte, tem muita capacidade e integridade. Não tem nada de frágil. A mulher tem que estar segura para ser o que ela quiser ser, e acima de tudo, ser feliz. Temos que lutar para diminuir os índices de violência. Infelizmente, muitas mulheres ainda vivem submissas, de cabeça baixa, aceitando a violência. Este não é um problema só da mulher, mas de toda a sociedade. O recado para todas as mulheres é que não abaixem as cabeças, lutem e acreditem que a felicidade é possível", afirmou. Eliane ainda agradeceu a contribuição dada pelos secretários Luciano Correia (Comunicação) e Augusto Fábio (Planejamento) nas atividades desta quarta-feira no Centro Administrativo.