Secretaria homenageia mulheres da rede de Educação de Aracaju

Educação
08/03/2017 17h05

Setenta e quatro mulheres da rede da Educação de Aracaju foram homenageadas neste 8 de março com o título de “Guerreiras da Educação”. O evento foi uma celebração às mulheres que contribuem todos os dias com zelo e amor para a construção da Educação do município e aconteceu no auditório Antônio Vieira de Melo, localizado anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas.

O acontecimento foi marcado pelas discussões sobre a construção do ser mulher na sociedade. A secretária da Educação, professora Maria Cecília Leite, convidou a professora Adriana Lohana para falar sobre “A questão de gênero na educação do município” e a professora Sônia Oliveira que trouxe a palestra “A mulher negra, desafios da contemporaneidade na educação”.“A gente entende que não se deve pensar a questão de gênero e da mulher só no dia 8 de março, mas nesse dia a gente abre uma oportunidade de trazermos discussões importantes sobre as questões de gênero e identidade”, explicou a secretária Maria Cecília Leite.

A secretária falou ainda sobre a importância das palestrantes. “Convidamos duas mulheres, uma mulher trans e uma mulher negra, porque os estudos sociológicos mostram os obstáculos sociais, econômicos e culturais encontrados pelas mulheres no mundo. E no caso do Brasil, as mulheres negras e as mulheres transexuais enfrentam ainda mais obstáculos, ou seja, o recorte étnico, de gênero e de orientação sexual, dentro desse recorte maior que é o ser mulher, ainda traz as peculiaridades e as suas diferenças. Nesse aspecto isso é importante porque a gente trabalha com formação de sujeitos e é fundamental que nós professoras e professores estejamos atentos a essas questões de identidade no sentido de melhor orientar a formação dos nossos estudantes”, avaliou a secretária.

Homenagem às Guerreiras da Educação

As guerreiras da Educação tiveram suas fotos apresentadas em um filme feito pela secretaria e seus nomes foram expostos em bandeiras na esquete teatral “Semente da Sabedoria”, realizada pelo grupo de teatro da coordenação de artes da Diretoria de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Além disso as homenageadas receberam o certificado de “Guerreiras da educação”. Essas mulheres foram escolhidas pelas comunidades escolares das 74 unidades de ensino que formam a rede da Educação de Aracaju.

Eliene dos Santos resolveu aprender a ler aos 44 anos junto com os seus filhos, estudantes da Emef José Carlos Teixeira, localizada no Mosqueiro. Eliene esperava as aulas acabarem para ter aula com as professoras que, voluntariamente, a ensinaram a ler e a escrever. Edna Souza Araújo, servidora da rede de Educação do município desde 1976, na Emef Professora Raquel Côrtes Rollemberg, é conhecida por ser amorosa e competente em seus 41 anos de serviço à Educação, esses são dois dos exemplos das histórias dessas mulheres que estão diariamente construindo a Educação municipal.

“Nós já começamos com uma nova forma de governar, é a primeira vez que vemos um reconhecimento da gestão em relação às professoras. Nos meus nove anos é a primeira vez que recebo uma homenagem e isso é muito importante para nós, é um reconhecimento para a nossa categoria”, reconheceu a professora da Emef Laonte Gama, Maria dos Prazeres.

A mesma professora fez questão de opinar sobre as palestras apresentadas no evento: “As questões que foram trazidas hoje são extremamente importantes para nós professoras, porque lidamos com esses assuntos todos os dias em sala de aula. Vamos discutir essas questões nos nossos espaços da escola e vamos construir uma nova consciência desde criança, para que nossa sociedade tenha pessoas mais humanizadas”, completou a professora Maria dos Prazeres.

Já a professora da Emef Nossa Senhora de Aparecida, Lindete Nunes, opinou com entusiasmo sobre a manhã de homenagens. “A ideia foi muito boa, foi fantástica porque homenageou a nós mulheres. Nós realmente somos guerreiras da Educação e guerreiras da vida, eu agradeço em nome na minha escola Emef Nossa Senhora de Aparecida. Gostei das questões que foram trazidas pelas palestrantes porque essas questões são muito pertinentes para o nosso dia a dia. Existe realmente essa discriminação e essas palestras, na verdade, foram mais um presente para nós que fazemos a Educação de Aracaju”, avaliou a professora.