Saúde promove ações educativas e de beleza no Dia da Mulher

Saúde
08/03/2017 17h27

Marcado com um dia de luta e reflexão, o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8, foi especialmente lembrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com diversas atividades destinadas ao público feminino. Tanto na sede da secretaria, quanto nas Unidades de Saúde da Família, o dia foi lembrado com palestras, rodas de conversa, ações lúdicas, música e dança.

Na sede da SMS as servidoras assistiram a pequenas palestras sobre temas variados como violência contra mulher e prevenção a doenças e também participaram de um momento de integração, música e dança com o Programa Academia da Cidade. Para a coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila, além das comemorações é preciso refletir a respeito do papel da mulher na sociedade. "É um dia de comemorações, mas temos que fazer também uma reflexão do que é ser mulher e como podemos ser mais parceiras. Muitas mulheres estão em situação de vulnerabilidade e a Secretaria Municipal de Saúde, junto com a sociedade, quer enfrentar de cabeça erguida especialmente, a violência contra a mulher", pontuou. 

Presente na ação, o secretário Municipal da Saúde, André Sotero, fez questão de cumprimentar as servidoras e prestigiar a celebração. "Infelizmente, mesmo nos dias de hoje precisamos ter um dia que celebre a mulher, afinal é lamentável fazer qualquer distinção de sexo, raça, religião ou classe social. Porém, diante de tudo que temos visto na sociedade e tendo em vista que é preciso valorizar as mulheres todos os dias, fiz questão de estar aqui presente hoje", afirmou.

Dia da Mulher nas USFs

A Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, localizada no bairro Castelo Branco, realizou no Parque da Sementeira, em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) uma ação com as idosas do grupo de convivência da unidade, chamado de "Jovens há Mais Tempo". Na oportunidade, elas fizeram caminhada com direito a brincadeira de caça tesouro e também assistiram a uma palestra sobre higienização e cuidados com a saúde bucal. Segundo a gerente da USF, Marina Lira, ações como estas são muito importantes para descontrair as idosas e também elevar a autoestima.

"A ação de hoje foi em comemoração ao Dia da Mulher e quisemos também fazer o reconhecimento de cada uma das integrantes pela sua trajetória, jornada de luta, superação de obstáculos e conquistas. Quando realizamos atividades como esta, percebemos que as mulheres se sentem valorizadas e ficam ainda mais felizes e com a autoestima elevada. Queremos deixar claro que, mesmo na melhor idade, as idosas podem e devem brincar, dançar, sorrir e cuidar da saúde. É impressionante a união e a parceria das integrantes do grupo. Uma cuida da outra e isso é muito bonito", disse.

A aposentada Maria Zélia Soares, de 73 anos, foi uma das idosas que aproveitou a manhã de lazer na Sementeira. Para ela, momentos como este fazem toda a diferença na vida das pessoas que estão na melhor idade. "Estava entrando em depressão e minha vida mudou quando entrei para o grupo, me tornei uma pessoa muito mais feliz e faço questão de participar de todas as atividades. Esses momentos de descontração me deixam muito mais viva", comentou.

Na USF João Oliveira Sobral, localizada no bairro Santos Dumont, a atividade do Dia Internacional da Mulher foi dedicada à beleza. As usuárias da unidade puderam fazer maquiagem e sobrancelha, cuidar da pele, dos cabelos e também fazer massagem.

Segundo Ivana Maria Dias, assistente social da USF, a atividade foi organizada para elevar a autoestima das mulheres. "Separamos um espaço só para cuidar da beleza das mulheres nesta quarta. Elas puderam fazer, gratuitamente, cabelo, maquiagem, sobrancelha e também massagem. É um dia diferente e as mulheres merecem esse atendimento especial no dia dedicado a elas", afirmou. A equipe do Nasf da unidade também participou da ação.

A auxiliar de serviços gerais, Sheila Cristina, gostou da ação. "Vim para uma consulta médica na Unidade e aproveitei para fazer a minha sobrancelha. É a primeira vez que faço e adorei o resultado. Estou saindo muito mais bonita", contou. "Adorei a ação do Dia da Mulher. Fiz sobrancelha, maquiagem e estou me sentindo linda. Agora, fiquei com a autoestima lá em cima. É bom ser valorizada no dia que é dedicado a nós mulheres", declarou a aposentada Ednalva Santana.

No bairro Santo Antônio, a USF Cândida Alves promoveu uma ação diferente para as mulheres da comunidade. Teve música ao vivo, café da manhã e distribuição de rosas. "Foi uma manhã de muita alegria. Tivemos música ao vivo, distribuição de rosas e também incentivamos as mulheres a fazerem o exame de lâmina, além de falarmos sobre a saúde bucal", contou Maria das Graças Nunes de Jesus, apoiadora da 5° Região.

Cemca e Caps David Capistrano

No Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) também teve comemoração em alusão ao Dia da Mulher. As mães das crianças atendidas na unidade foram recepcionadas nesta quarta-feira, com um café da manhã e sorteio de brindes.

Já o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano, localizado na Atalaia, em parceria com a Associação de Proprietárias de Salão de Beleza e Estética do Estado de Sergipe, promoveram uma manhã de saúde e beleza para as usuárias atendidas no Centro. "Não há nada tão gratificante, como ver nossas usuárias de bem com a vida e consigo mesma, ao se olhar no espelho e ver a transformação elevando a autoestima", afirmou a assistente social da unidade, Silvia Cardoso.