Usuárias da unidade Joaldo Barbosa participam de Feira da Beleza

Saúde
09/03/2017 10h50

As mulheres que são atendidas pela Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa, localizada no bairro América, tiveram uma manhã totalmente diferente nesta quinta-feira, 9. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado na última quarta-feira, 8, a unidade, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da 4° Região, realizou a “Feira da Beleza”, em que as usuárias receberam orientações de como cuidar da pele, das unhas e dos cabelos. Além disso, as mulheres puderam também conversar com uma psicóloga sobre autoestima.

Segundo a gerente da USF, Suzana Linhares, ações como esta são importantes para valorizar ainda mais as mulheres e elevar a autoestima delas. “Preparamos uma ação especial para as mulheres e sabemos o quanto este tipo de atividade é importante para elas. Além das orientações de como cuidar da pele, unhas e cabelos e de conversarem com a psicóloga sobre autoestima, a assistente social da unidade também fará uma palestra sobre os direitos das mulheres. Precisamos ressaltar cada vez mais essa questão”, disse.

E a nutricionista do Nasf, Sarah Gabriela Oliveira, explica que passou para as usuárias como a alimentação saudável contribui para a saúde dos cabelos, das unhas e da pele. “Explicamos as mulheres que ter uma alimentação saudável é fundamental para a saúde também dos cabelos, das unhas e da pele. Já a fisioterapeuta e a fonoaudióloga do Nasf mostraram como hidratar e fazer exercícios na pele para prevenir o envelhecimento e o câncer de pele, e a psicóloga do Núcleo trabalhou a questão da elevação da autoestima das mulheres. Assim, conseguimos englobar várias questões que são de suma importância para as usuárias”, afirmou.

Manhã especial

A dona de casa Edneide Cardoso, por exemplo, conta que gostou de receber orientações de como cuidar da pele e de também conversar com a psicóloga. “Aprendi a fazer exercício no rosto para cuidar da pele, também conversei com a psicóloga e estou saindo com a autoestima bem melhor. Passei até batom e estou me sentindo mais bonita. Adorei a iniciativa da unidade”, declarou.

Já a diarista Maria da Conceição Souza aprendeu como a alimentação saudável auxilia a pele, os cabelos e as unhas. “Não sabia que determinados alimentos fazem bem para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Achei muito interessante isso e vou passar a me cuidar mais. Foi muito bom vir à unidade e receber esse tratamento especial por causa do Dia Internacional da Mulher”, disse.
 
Saúde bucal

E na última quarta-feira, 8, dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a equipe do Programa de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na USF Hugo Gurgel, que fica no bairro Coroa do Meio, uma  ação sobre prevenção em saúde bucal em mulheres, gestantes, diabéticas, hipertensas e puérperas. Foram passadas as usuárias, orientações de escovação e uso do fio de dental e também esclarecimentos sobre doenças bucais associadas às doenças sistêmicas.