Dia Internacional da Mulher é comemorado pela Emsurb

Serviços Urbanos
09/03/2017 17h20

A tarde do dia 8 de março foi diferente para as margaridas, servidoras e mulheres frequentadoras do Parque Governador Augusto Franco (Sementeira). A Empresa Municipal Serviços Urbanos (Emsurb) promoveu uma série de ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento teve como objetivo não só celebrar o dia, mas refletir a história da data. Durante a abertura, o presidente da Emsurb, Mendonça Prado, discursou a respeito do papel da mulher na sociedade. 
 
“Estamos felizes neste dia tão importante em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. É fundamental que se faça uma reflexão da importância do gênero feminino nos diversos setores da sociedade, como na política, na administração pública e como profissionais liberais. A mulher, além da inteligência e da capacidade, tem uma sensibilidade aguçada e isso permite que a sociedade evolua cada vez mais com a participação ativa desse gênero que tem o poder de modificar o mundo”, enfatizou.
 
A banda de música do 28º Batalhão de Caçadores iniciou o evento que seguiu com a palestra educativa do Dr. Almir Santana sobre sífilis e aids na mulher. A médica do trabalho Selma Alves de Lima Fialho falou sobre prevenção do câncer ginecológico e, o encerramento se deu com a palestra sobre violência doméstica da defensora pública Richismay Libório.
 
Durante a festividade, vários serviços foram ofertados como palestras educativas, sessão de beleza, emissão de carteira de identidade, entrega de brindes, exposição da oficina de papel e atividades surpresas. O médico Almir Santana, gerente do Programa Estadual Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/ AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, conscientizou sobre as doenças de riscos. “O assunto precisa ser levado para casa. As mulheres precisam conversar com seus maridos sobre prevenção e despertar o interesse no companheiro em fazer o teste rápido. É preciso deixar a vergonha de lado”, ressaltou.

O evento contou também com a presença da vice-prefeita Eliane Aquino. Na oportunidade, ela destacou a força feminina na sociedade. “A Prefeitura de Aracaju quer mostrar que a mulher quer respeito, dignidade e luta. Precisamos lutar para diminuir os índices de violência. Muitas mulheres ainda vivem submissas, de cabeça baixa, aceitando a violência. Este não é um problema só da mulher, mas de toda a sociedade”, destacou.
 
Para Hélia Alves, servidora há 23 anos, a iniciativa foi maravilhosa. “Gostaria de elogiar a Emsurb, pela ação de valorização do servidor e de incentivo à saúde. Como não temos muito tempo no dia a dia para fazer tratamento estético e cuidados, essa oportunidade é muito legal para nós”.