Secretaria de Meio Ambiente discute revitalização do Museu do Mangue

Meio Ambiente
09/03/2017 17h25

Na manhã desta quinta-feira, 9, aconteceu uma reunião na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), para discutir a situação do Museu do Mangue, situado no Bairro Coroa do Meio, zona sul da capital. Na oportunidade, foi apresentada ao secretário Cesar Viana a proposta de revitalização do espaço.
 
“A reunião serviu para apresentar ao secretário o projeto que estava sendo negociado com a gestão anterior, por meio de termo de cooperação firmado entre a Sema, a Universidade Tiradentes (Unit) e a Fundação de Mamíferos Aquáticos (FMA). Considerando a importância de fazer as devidas adaptações do projeto ao cenário atual da nova gestão e ainda propor a revitalização e integração entre os órgãos da prefeitura em prol da comunidade do Bairro Coroa do Meio. O intuito é tornar o Museu do Mangue um equipamento público que proporcione a transformação e o desenvolvimento humano, através da educação, cultura, lazer e sensibilização ambiental”, esclareceu a analista ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, que esteve a frente do projeto de reestruturação. 
 
O projeto foi dividido em etapas. A primeira, já iniciada, foi o diagnóstico socioambiental que consistiu na investigação da situação da área de abrangência do projeto.  A segunda etapa é a estruturação do espaço existente, cujo objetivo é iniciar as ações relacionadas à sensibilização e às temáticas do projeto. A terceira etapa é a fase de sensibilização para que o público compareça ao local, nesta haverá dois tipos de acolhida: uma para visitantes e outra para a comunidade. A partir dos anseios da realidade socioambiental da comunidade, a última etapa propõe a realização de cursos de capacitação para a formação cidadã.
 
O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Cesar Viana, salientou a importância de preservar o espaço. “Percebo que muitas coisas ficaram na gaveta e não foram executadas. O nosso papel agora é dar execução a esse projeto e sensibilizar diferentes públicos acerca da importância da valorização do Museu do Mangue”, declarou.