Ciclistas iniciam comemorações pelo Aniversário da Cidade

Agência Aracaju de Notícias
10/03/2017 09h45

Cerca de 700 pessoas devem participar neste domingo, 12, da 11ª edição do Passeio Ciclístico da Cidade, que marca a abertura das comemorações pelo aniversário de 162 anos da capital. O evento, organizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), visa festejar a data e incentivar a prática da modalidade esportiva, que alia saúde e sustentabilidade. A concentração ocorre na a partir das 7h na Colina do Santo Antônio, zona Norte de Aracaju.

Integrante do grupo de ciclismo Vida de Bike, o consultor de vendas Dênio Lemos terá no passeio um momento especial com seu filho, o pequeno Daniel, de nove anos. Praticante do esporte duas vezes na semana, pela primeira vez Dênio terá a companhia do filho no pedal. "O Daniel fica me acompanha saindo de casa para pedalar todo cheio de equipamentos, fica curioso, e essa será a primeira vez que vou levá-lo", contou.

Segundo o consultor de vendas, a escolha do Passeio Ciclístico da Cidade para a estreia de Daniel não se deu por acaso. Natural de Bahia, ele fez questão de ter esse momento especial com o filho em um evento que homenageia a cidade que ele escolheu para morar há 20 anos. "O evento é uma oportunidade e um momento interessante para comemorar o aniversário de Aracaju. O Daniel está bastante ansioso, contando os dias para o passeio acontecer", disse.

O passeio é aberto ao público e contempla ciclistas de todas as idades. O aposentado Gildásio de Carvalho, de 66 anos, já prestigia o evento há dois anos, e no próximo domingo já está com a presença garantida. "Eu gosto porque eu encontro os amigos, podemos passear nas ruas da cidade com mais tranquilidade", disse.

Quem também já se organizou para ir ao passeio foi o técnico em operações Hermann de Lima. Acostumado com ritmo mais acelerado no ciclismo, que pratica há 25 anos, ele vê no evento uma oportunidade de apreciar as belezas de Aracaju andando de bicicleta de forma mais tranquila.

"Como é um passeio, as pessoas andam mais devagar. Nos grupos de bike a intensidade é muita, mas eu vou para incentivar as pessoas a iniciar no esporte assim como eu iniciei um ano, justamente em um evento como esse. Quando a gente começa não quer mais parar", destacou.

Trajeto

Nesta edição, a largada será às 8h na Colina do Santo Antônio. Os interessados devem chegar por volta das 7h para adesivar suas bicicletas e concorrer aos sorteios no final do passeio. Da Colina, o passeio percorrerá as avenidas João Ribeiro, Simeão Sobral, Mercado Municipal, Otoniel Dória, Rio Branco, Ivo do Prado, travessa José de Faro Menezes, rua Santa Luzia, avenida Anísio Azevedo, Praia Formosa e avenida Beira-Mar. De lá, os ciclistas retornarão na avenida Ivo do Prado, Otoniel Dória, Simeão Sobral, João Ribeiro encerrando na Colina do Santo Antônio totalizando 10,8 km de percurso.

Colaboração

Além da SMTT na organização, o evento também contará com a colaboração da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que no dia estará com agentes do ciclopatrulhamento participando do percurso; da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a presença de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e também da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que disponibilizará banheiros químicos no local de concentração, além da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) e patrocinadores.