Unidades de Saúde promovem ações educativas e de beleza para as mulheres

Saúde
10/03/2017 12h35

As mulheres atendidas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Ávila Nabuco e Antônio Alves, localizadas no conjunto Médici e no bairro Atalaia respectivamente, tiveram uma manhã ainda mais especial nesta sexta-feira, 10, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. As USFs promoveram ações educativas e também de beleza, a exemplo de maquiagem e cabelo.

Segundo a gerente da USF Ávila Nabuco, Cristiane de Jesus Santos, ações como estas valorizam ainda mais as mulheres. “As usuárias da unidade adoram quando organizamos este tipo de atividade. Todas foram recepcionadas com rosas e elas se sentem muito mais valorizadas, o que é ótimo. É um dia diferente e de lazer, mas que também tem o foco na prevenção”, disse.

Além disso, as mulheres tiveram a oportunidade de assistirem a palestras sobre empoderamento feminino e também incontinência urinária. “É muito importante falarmos sobre empoderamento porque, infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade machista. Por isso, ressaltei na palestra que as mulheres precisam cada vez mais de autonomia. E os alunos de fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a unidade, ministraram uma palestra sobre incontinência urinária”, conta Denise de Souza, psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da 3° Região, que também participou da ação.

Usuárias

A aposentada Maria Lúcia de Souza, por exemplo, fez maquiagem pela primeira vez. “Quando cheguei à unidade vi que estava sendo realizada a ação e aproveitei para fazer maquiagem e arrumar meu cabelo. Foi a primeira vez que usei maquiagem e adorei. Estou me sentindo ainda mais bonita”, afirmou.

A dona de casa Aleide Cruz, assistiu às palestras e também fez maquiagem. “Estou me sentindo tão feliz. Conversei com várias pessoas, assisti às palestras e ainda fui maquiada. Vou voltar para casa mais bonita e contente”, declarou.

USF Antônio Alves

Já na USF da Atalaia, a Antônio Alves, as usuárias puderam fazer terapia auricular, Reiki (técnica natural de harmonização e reposição energética), massagem, fitoterapia e maquiagem. As mulheres puderam ainda marcar exame de lâmina, medir a glicemia e aferir a pressão arterial. Foi disponibilizado também acolhimento psicológico. Para completar a programação do dia, uma academia particular da região firmou uma parceria com a USF e promoveu um aulão de zumba. 

Para Cláudia Itatiana Cardoso, assistente social da unidade, este tipo de ação, além de valorizar as mulheres, aproxima as usuárias dos serviços que são ofertados diariamente pela Antônio Alves. “Conseguimos somente em uma ação valorizar as mulheres e também aproximá-las dos serviços que são ofertados na unidade. Sem esquecer, claro, da prevenção que também é abordada em todas as ações”, contou.

As usuárias, de fato, aproveitaram o dia na unidade. A dona de casa Silvania Santana fez a medição da glicemia e também a técnica Reiki. “Mediram minha glicemia e o resultado foi super positivo. Fiz também a técnica Reiki e adorei. É muito relaxante”, disse.

Enquanto isso, a diarista Maria Rosa Cavalcante fez a terapia auricular e adorou. “Nunca tinha feito essa terapia e achei muito legal. A profissional pegou os pontos certinhos na minha orelha e estou me sentindo muito mais relaxada. Realmente adorei a ação”, afirmou.