Escolas municipais do Santa Maria e 17 de Março realizam gestão compartilhada

Educação
13/03/2017 09h30

A manhã do último sábado, 11, começou diferente para os gestores e professores das escolas situadas nos bairros 17 de Março e Santa Maria. Ao som do canto da professora Sonia Maria, acompanhada de uma violonista, os servidores tomaram café da manhã. A ação fez parte da abertura da programação de trabalho no projeto “Gestão Compartilhada das Escolas do Bairro Santa Maria e 17 de Março” e aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II. 

A secretária da Educação do município, professora Maria Cecília Leite esteve presente na manhã de trabalhos e destacou a importância da iniciativa das escolas da localidade. “Assim que fui informada coloquei em minha agenda, fiquei feliz com essa iniciativa que está afinada com a nossa gestão e esse evento reforça o propósito dela. A gente tem incentivado que as escolas discutam seus projetos e que construam suas propostas pedagógicas de acordo com o contexto social no qual estão inseridas”, destacou a secretária.

O diretor de Educação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Manuel Prado, compartilhou com os presentes as diretrizes da nova gestão. Na oportunidade, o diretor avaliou que a gestão compartilhada impactará, não só a Educação, mas também a formação cultural do bairro Santa Maria. “O departamento de Educação parabeniza e se sente extremamente contemplado com essa ação dos professores e gestores da rede de escolas nos bairros Santa Maria e 17 de Março. Esse encontro coletivo de gestores planejando o ano letivo dessas escolas de forma unida certamente impactará a cultura dessas duas comunidades e esse é o intuito”, afirmou Prado.

Na ocasião a coordenadora pedagógica da Emef Laonte Gama, Izabel Cristina Santana, explicou como surgiu a ideia. “A iniciativa da gestão compartilhada surgiu quando observamos que as questões de violência que atingem os bairros Santa Maria e 17 de Março são comuns a todas as escolas. Nós fazíamos trabalhos individuais em cada escola, mas a gente percebeu que é no coletivo que a gente cresce e quando estamos unidos nos tornamos mais fortes. Então o primeiro passo foi trabalhar a elevação do sentimento de pertencimento ao local para depois nós desenvolvermos ações pedagógicas dentro e fora do ambiente escolar e isso já está fazendo a diferença na nossa comunidade”, detalhou a coordenadora.

O projeto

O projeto Gestão Compartilhada das Escolas do Bairro Santa Maria é uma iniciativa das escolas dos bairros Santa Maria e 17 de Março que tem a finalidade de discutir coletivamente a realidade dos bairros citados e, a partir das idiossincrasias da localidade, estruturar e por em prática ações coletivas de fortalecimento da rede de Educação de Aracaju.

A reunião contou ainda com as palestras: “Comunicação Não violenta, o que é e como praticar” e com a palestra “A arteterapia  viabilizando a construção e o fortalecimento de vínculos”.  A coordenadora pedagógica da Emef Laonte Gama, Flavia Oliveira Silva, falou como se sente participando do projeto: “é uma maneira de dividirmos as nossas angústias e as nossas vitórias e está tendo muito sucesso porque estamos caminhando juntos na construção de outra realidade aqui nesses bairros”, analisou.

As escolas participantes do projeto são a Emef Laonte Gama, a Emef Papa João Paulo, Emef Diomedes Santos Silva, Emei João Batista Douglas, Emei Irene Romão de Brito, Emei José Calumby.