Unidade de Saúde Geraldo Magela realiza testes rápidos em usuários

Saúde
13/03/2017 17h19

Para facilitar ainda mais o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde, o Programa IST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira, 13, na Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela, localizada no conjunto Orlando Dantas, testes rápidos de HIV, Sífilis, e Hepatites B e C, em usuários que são atendidos no local. A ação faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 deste mês.

Para se ter uma ideia, foram realizados durante a ação 66 testes rápidos sendo que, destes, quatro deram reagentes para Sífilis, dois para Hepatite C e um para HIV. Todos os usuários receberam orientações e foram encaminhados para as devidas referências.

Segundo a gerente da unidade, Anna Carolline Aguiar, ações como esta são cada vez mais importantes para os usuários. "Com este tipo de ação, conseguimos facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços e isso é muito importante. Fizemos testes em mulheres e homens e os resultados foram entregues na hora. A ação foi, de fato, muito proveitosa", disse.  Além dos testes, foram feitos também aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, vacinação e exames de lâmina nas mulheres.

Usuárias

A representante comercial, Valdirene Souza, por exemplo, fez pela primeira vez os testes rápidos e aprovou a ação da unidade. "Fiquei sabendo da ação e aproveitei para fazer os testes rápidos. Nunca tinha feito e foi muito tranquilo. Precisamos realmente de ações como esta", declara.

A autônoma Neila Silva também fez os testes de HIV, Sífilis, e Hepatites B e C pela primeira vez. "Nunca tinha feito os testes e fui bem atendida pela equipe. Quero estar sempre cuidando da minha saúde e estas ações são sempre muito boas para a comunidade", frisa. A ação na unidade foi realizada em parceria com alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit) e do curso técnico de enfermagem do Centro de Estudos Prof.Dr. José Augusto Soares Barreto.

Palestra

Quem estava na USF teve a oportunidade também de assistir a uma palestra sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), proferida pela enfermeira Marília Uchoa, do Programa IST/Aids, da SMS. De acordo com ela, é sempre muito importante falar neste assunto

"Muitas mulheres, infelizmente, ainda deixam de usar preservativo com seus parceiros fixos e elas estão se contaminando, tanto que o número de mulheres com HIV tem aumentado, o que é preocupante. Por isso, é sempre muito importante falarmos neste assunto e ressaltarmos que o uso do preservativo é fundamental", afirma.