Fundat desperta empreendedorismo e auxilia na formalização da população

Agência Aracaju de Notícias
11/04/2017 09h00

Capacitar os cidadãos, fomentar o empreendedorismo e movimentar a economia. Estes são alguns dos focos da atual gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju. Para isso, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) incentiva o empreendedorismo, com capacitação profissional para que os cidadãos aracajuanos conquistem independência financeira.

Para facilitar e prestar todo o auxílio aos novos empreendedores é que existe, desde 2003, o CredPovo. O setor, que pertencente à Fundação, se dedica a oferecer o serviço de orientação e formalização dos trabalhadores autônomos que desejam sair informalidade e querem montar o próprio empreendimento, transformando-os em Microempreendedores Individuais (MEIs).

Segundo Jilson Junior, coordenador do Credpovo, o setor dá todo o auxílio ao cidadão que deseja se formalizar. A equipe técnica do setor também fornece orientações quanto à gestão financeira, além de cursos e palestras sobre empreendedorismo. "Acompanhamos a formalização de quem quer se transformar em MEI, desde a diligência, quando necessária, e alteração de cadastro, e damos todo o apoio necessário. Fazemos da formalização até a declaração anual de rendimentos", explicou.

De acordo com Rosana Amaral, diretora de Empreendimento e Cooperativismo da Fundat, às vezes as pessoas vão somente para tirar uma dúvida e a partir daí começam a pensar em novas oportunidades. "A Fundat dá suporte em todos os âmbitos do empreendedorismo. Tanto na formação, formalização e busca ao crédito. A gente capacita esse cidadão para ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho e também ajuda a desenvolver a veia empreendedora", contou.

Acompanhamento e capacitação contínua

Os técnicos do CredPovo recebem ou visitam interessados, elaboram projetos e os encaminham para instituições financiadoras, chegando a atender cerca de 200 pessoas por mês. De acordo com Antônio Braz, técnico do CredPovo o MEI cria portas para quem quer sair da informalidade. "De acordo com a atividade que o cidadão desenvolve, nós traçamos o perfil do empreendimento. Muitas vezes chegam aqui sem foco e daí montamos as alternativas para ele possa ter sucesso em seu negócio", pontuou.

Antes de abrir o seu próprio negócio, Edvaldo Oliveira foi até a Fundat para receber orientações. Ele realizou os cursos de manipulação de alimentos e microempreendedor individual, oferecidos pelo centro. Hoje, ele possui dois pontos de venda de acarajé localizados nos bairros Luzia e Sol Nascente. "Quando cheguei lá fui bem recepcionado e incentivaram minha qualificação. Os cursos me abriram uma nova visão e percebi que temos que ser bons profissionais naquilo que nos propomos a fazer", contou.

Os técnicos da fundação continuam acompanhando o desenvolvimento dos empreendimentos, visando garantir o sucesso dos mesmos. Assim, mesmo depois de ter aberto o seu estabelecimento, Edvaldo continua recebendo suporte e destaca a importância da secretaria. "Eles sempre entram em contato para avisar sobre novos cursos. Indico às pessoas procurarem a Fundat porque é o único apoio que a gente tem, sem eles eu não iria conseguir", afirmou.

Para Jilson Junior é bastante satisfatório ver uma pessoa auxiliada pela fundação prosperando. "O lema da gestão é capacitar pessoas para transformar vida. É bastante satisfatório ver essas pessoas crescendo com seus próprios negócios. Se for um cidadão que é orientado desde o início, quando a pessoa se capacita com nossos cursos e chega a se formalizar e crescer, é ótimo para nós", salientou.

Orientação

Os interessados em orientações podem procurar CredPovo, que funciona na sede da Fundat na rua Pacatuba, nº 104, Centro, de segunda a sexta-feira das 7h às 17h ou no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), situado na Unidade de Qualificação Profissional Maria Emília dos Santos - Dona Bibi (rua Sargento Brasiliano, nº845, bairro Santos Dumont).