Funcaju inicia jornada de estudos no Centro Cultural de Aracaju

Cultura
14/03/2017 17h20

Com o título ‘Aracaju 162 anos Nossa História’, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) inicia uma jornada de estudos no Centro Cultural de Aracaju. A programação, aberta nesta terça-feira, 14, prossegue até quinta, 16, com palestras, mesa redonda, exposições e a exibição de documentários. A jornada foi aberta pelo presidente da Funcaju, Silvio Santos, e pelo diretor de Arte e Cultura, Nino Karvan. 

Sílvio Santos disse que a jornada de estudos é mais um espaço aberto pela Funcaju para comemorar o aniversário da capital. “Aracaju precisa ser vista com um olhar diferente e temos aqui estudiosos e pesquisadores com abordagens diferentes sobre nossa capital. O evento é uma oportunidade de enxergar aspectos culturais da nossa capital que escapam ao olhar desatento”.  

Foram realizadas as palestras "Construção do olhar sobre Aracaju", com Ana Carolina Westrup; "Conhecendo Mário Cabral", com Verônica Santana; "Praça General Valadão", com a professora Patrícia Siqueira e "Da Alfândega ao Centro Cultural de Aracaju", com Heyse Oliveira. 

“É um evento aberto para a sociedade em geral e com foco no público estudantil. A ideia é contribuir para trazer a história da cidade com todo o seu patrimônio cultural e arquitetônico. Estamos mostrando as faces de Aracaju na semana do aniversário da capital. É uma forma de comemorar através do resgate da nossa cultura", ressaltou o diretor Nino Karvan.

"É muito importante sempre divulgar o que o Centro Cultural tem para a população sergipana. Temos biblioteca, cinema, teatro, o núcleo de produção digital, e estamos mostrando aos jovens que ainda não conhecem o nosso espaço e aproveitando para oferecer uma jornada de estudos muito gratificante e recheada de conhecimento sobre Aracaju", destaca Carolina Westrup, coordenadora do Núcleo de Produção Digital.

A apresentação "Anjos de uma só asa", dos alunos da escola de arte Valdice Teles, com o professor Adriano, encerrou a primeira manhã da jornada. Durante a tarde, a programação seguiu com a  exibição dos documentários ‘Carro de Bois’ e ‘São João: Povo em festa’. 

A educadora Edilene Ribeiro trouxe cerca de 30 alunos da escola Prepara Cursos para a jornada de estudos. "Trouxemos nossos alunos para conhecer um pouco mais da cultura da cidade. Um evento muito bom e eles adquirem muito conhecimento. Uma programação muito boa e diversificada e os alunos gostaram e aprenderam bastante", contou Edilene.
 
A jornada de estudos continua nesta quarta e quinta-feira confira a programação: 

15/03/2017- Quarta-Feira
8h - Credenciamento
9h - A mudança da capital na obra de Felisbelo Freire- Prof. Samuel Albuquerque
9h30 - Um olhar sobre Aracaju - Prof. Soutelo
10h - Aracaju em Cordel -Isabel Nascimento
10h30 - Senhoras do axé em Aracaju- Prof.(a) Janaina Couvo
11h- Aracaju e os ecos da Belle Èpoque- Jeferson Augusto da Cruz
11h30 - Apresentação dos alunos de Dança Afro- Dissindambi Ayrê- Alunos da Escola de Artes Valdice Teles.
12h30 - Encerramento
14h - Exibição dos documentários:
- Carro de Bois – Direção, Roteiro e Argumento: Floriano Santos Fonseca. Produção Clube de Cinema de Sergipe.
- São João: Povo em festa- Clube de Cinema de Sergipe. Narração: Jairo Alves. Roteiro Marcelo Déda Chagas e José de Oliveira Jr.

16/03/2017- Quinta-Feira
8h - Credenciamento
9h - Aracaju ontem e Hoje- Expedito Souza
10h - Aracaju e sua cultura nas páginas do Sergipe Jornal “1964 e 1965” - Prof.(a) Janaína Melo
10h30 - Aracaju em tempos de Guerra - Prof. Dilton Maynard
11h - Salvador Correia de Sá e Benevides e a construção da nova cidade- Prof. Fernando Aguiar
11h30 -  Apresentação do grupo musical "Alto da Jaqueira" - projeto de extensão da Escola  de Artes Valdice Teles em parceria com o Projeto Social da Igreja Nossa Senhora do Carmo.
12h30 - Encerramento
14h - Exibição dos documentários:
- Carro de Bois – Direção, Roteiro e Argumento: Floriano Santos Fonseca. Produção Clube de Cinema de Sergipe.
- São João: Povo em festa- Clube de Cinema de Sergipe. Narração: Jairo Alves. Roteiro Marcelo Déda Chagas e José de Oliveira