Edvaldo discute com SSP integração entre Guarda Municipal e polícias Militar e Civil

Agência Aracaju de Notícias
14/03/2017 18h00

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, em seu gabinete, nesta terça-feira, 14, a visita do secretário estadual da Segurança Pública, João Batista. Na reunião, da qual participaram também o diretor-geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça, e o diretor do Complexo de Operações Policiais Especiais, João Eloy, eles discutiram a integração entre Estado e Município no combate à criminalidade em Aracaju.

"Estamos dando seguimento ao projeto que apresentamos à população de dar a nossa contribuição no combate à criminalidade na cidade. A Prefeitura, através da Guarda Municipal, está atuando para garantir mais segurança aos aracajuanos. Esta visita do secretário João Batista foi importante para que possamos dar os primeiros passos na integração entre a Guarda e as polícias Militar e Civil", destacou o prefeito.

O secretário da Segurança Pública reforçou a importância da integração. "Já tínhamos tido alguns contatos desde a posse do prefeito Edvaldo Nogueira, e hoje, fizemos esta visita de cortesia, para pensar a integração da Segurança Pública do Estado com a Segurança Municipal, através da guarda. É uma parceria que tem que frutificar, pois iremos integrar as ações trazer e mais segurança para a população aracajuana", afirmou.

João Batista ainda ressaltou o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com a Segurança. Para ele, a iniciativa do prefeito de inserir o município neste debate é "muito importante". "Não se pode fazer Segurança Pública apenas na pasta estadual, por isso fomos buscar a Força Nacional e o Plano Nacional de Segurança e todo este contato com os prefeitos, para que eles fortaleçam suas Guardas. Com a Guarda de Aracaju fazendo bem o seu trabalho e as polícias Militar e Civil cumprindo o seu papel somam-se forças e recursos e quem ganha é a população", disse.

Dentro deste projeto de integração também foi discutido o compartilhamento das imagens captadas pelas câmeras do Ciosp e da Guarda Municipal de Aracaju. "Discutimos várias formas de interação, entre elas o compartilhamento das imagens. A Guarda terá acesso às câmeras do Ciosp e guarda, e a SSP terá acesso às nossas imagens", explicou o diretor-geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça.

Escolas e unidades de saúde

Também nesta terça-feira, o diretor da Guarda apresentou ao prefeito o planejamento de ações da corporação para as 74 escolas municipais e as 44 unidades básicas de Saúde. A Guarda Municipal elaborou um plano de atuação, a partir do levantamento de estatísticas em todas as escolas e postos de saúde.

"Esta iniciativa está dentro do Plano de Segurança Municipal que estamos elaboramos. A primeira etapa foi desenvolvida nos terminais de ônibus, onde já houve uma diminuição de 59% dos crimes nestes locais. Vamos começar agora a segunda fase, que é nas escolas e unidades de saúde", informou Fernando Mendonça.