Educação comemora aniversário de Aracaju com conhecimento e diversão

Educação
15/03/2017 10h55

A Prefeitura de Aracaju tem realizado várias ações em alusão ao aniversário da cidade, comemorado na próxima sexta, 17 de março. Desde o início da semana, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio das escolas da rede, tem feito diversas atividades pedagógicas de incentivo ao conhecimento sobre a história da capital sergipana através do estímulo ao lúdico. Algumas unidades de ensino saíram da atmosfera escolar e propiciaram aos estudantes passeios aos pontos históricos da cidade, ou seja, diversão garantida.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, Silvana dos Santos Silva, ressalta a importância de desenvolver atividades que elevem a perspectiva dos estudantes sobre os acontecimentos históricos. Para ela, é uma forma de fortalecê-los como cidadãos.

“Realizamos um trabalho para que nossos alunos conheçam a história de nossa cidade e isso agrega valor como cidadãos. Com isso, pretendemos fortalecer vínculos que os estimulam a crescer com perspectivas de um futuro melhor, que depende, conscientemente, de suas ações. Queremos mesmo desenvolver em nossas crianças o amor por Aracaju, afinal, quem ama, cuida”, reflete.

A Emef Bebé Tiúba levou estudantes para conhecer in loco os pontos históricos da capital sergipana. Para a professora do 5º ano, Roberta Ribeiro Matos, o passeio foi muito proveitoso, já que os alunos assimilaram melhor a história de Aracaju, embora todo o conteúdo tenha sido trabalhado em sala de aula.

“Além de passear por pontos turísticos e se divertirem, eles aprenderam os fatos históricos principais da nossa cidade. Algumas crianças mesmo morando aqui não conheciam completamente a cidade e puderam vivenciar melhor nossa linda Aracaju. Com certeza os conteúdos estão mais evidentes nas mentes de nossos educandos”, ratifica.

As crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela e Emef Presidentes Vargas garantiram a diversão da criançada com textos, criação de cartazes, pinturas e recortes com papel. A coordenadora da Emei Dom Avelar, Edilma Santos Oliveira, explica como foram as atividades: “foi nosso momento de acolhimento com as crianças explicando sobre as belezas de nossa cidade e os símbolos. Depois foi trabalhado em sala a confecção e pintura do caju. Visamos explicar as crianças a importância de cuidar dos animais e da natureza, bem como da necessidade de preservarmos os símbolos que representam o nome da nossa cidade. As crianças sempre ficam muito felizes e participam respondendo com muito entusiasmo as perguntas durante esse acolhimento”, contextualiza.