Jornada de estudos no Centro Cultural recebe estudantes

Cultura
15/03/2017 17h15

O segundo dia da Jornada de Estudos, realizada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju ( Funcaju), no Centro Cultural, foi bastante movimentado. Nesta quarta-feira, 15, mais de 100 alunos de duas escolas da rede particular participaram da programação do evento "Aracaju 162 anos Nossa História" e puderam aprofundar conhecimentos sobre a cultura e a história da capital sergipana.
 
"É um evento em que nossos jovens estão tendo a oportunidade de adquirir o conhecimento da nossa história. Temos estudiosos, mesas de debates, palestras e diversas ações para que os estudantes e a sociedade em geral conheçam mais sobre a cidade e o estado onde moram. Também serve como uma homenagem para preservar a nossa cultura na semana do aniversário de Aracaju", destacou Silvio Santos, presidente da Funcaju. 
 
A jornada é composta por palestras, mesa redonda, exposições e a exibição de documentários. Nesta quarta, a primeira atração do evento foi a palestra "A mudança da capital na obra de Felisbelo Freire", ministrada pelo professor Samuel Albuquerque.
 
A manhã seguiu com "Um olhar sobre Aracaju" do professor Soutelo, "Aracaju em Cordel", de Isabel Nascimento, "Senhoras do axé em Aracaju", com a professora Janaina Couvo, e "Aracaju e os ecos da Belle Èpoque", com Jeferson Augusto da Cruz.
 
"Parabenizo a Funcaju por este evento que faz parte de uma celebração tão importante para Aracaju, que é o 17 de março. Um evento que resgata a memória, a história e valoriza a cultura da capital é de fundamental importância e que este projeto tenha vida longa", ressaltou Samuel Albuquerque. 
 
A apresentação dos alunos de dança Afro-Dissindambi Ayrê da Escola de Artes Valdice Teles encerrou a manhã do evento, que continuou durante a tarde com a exibição dos documentários ‘Carro de Bois’ e ‘São João: Povo em festa’.
 
A Jornada de Estudos continua nesta quinta-feira no Centro Cultural confira a programação:
 
16/03/2017- Quinta-Feira
9h – Aracaju ontem e Hoje - Expedito Souza
10h – Aracaju e sua cultura nas páginas do Sergipe Jornal “1964 e 1965” – Prof.(a) Janaína Melo
10h30 – Aracaju em tempos de Guerra – Prof. Dilton Maynard
11h – Salvador Correia de Sá e Benevides e a construção da nova cidade - Prof. Fernando Aguiar
11h30 –  Apresentação do grupo musical “Alto da Jaqueira” – projeto de extensão da Escola  de Artes Valdice Teles em parceria com o Projeto Social da Igreja Nossa Senhora do Carmo.
12h30 – Encerramento
14h – Exibição dos documentários:
– Carro de Bois – Direção, Roteiro e Argumento: Floriano Santos Fonseca. Produção Clube de Cinema de Sergipe.
– São João: Povo em festa- Clube de Cinema de Sergipe. Narração: Jairo Alves. Roteiro Marcelo Déda Chagas e José de Oliveira