Corrida Cidade de Aracaju: atletas passam por bairros importantes

Agência Aracaju de Notícias
15/03/2017 16h00

Os últimos 5 km da Corrida Cidade de Aracaju começam na ladeira bairro América, na avenida Doutor José da Silva Ribeiro Filho. Lá, os corredores que irão fazer o menor percurso têm o momento de largada e, logo em seguida, alcançam a avenida Desembargador Maynard. A via percorre bairros históricos e importantes construções habitacionais, fazendo justa homenagem a um ilustre sergipano.

O desembargador João Maynard exerceu altos cargos da justiça e administração pública em Sergipe. Líder tenentista, protagonizou um dos episódios mais marcantes da política do estado: a batalha da Praia Formosa, que derrubou o então presidente do estado - como era a titulação dos governantes à época -, Graccho Cardoso. Maynard pode ser considerado um dos mais importantes personagens da história política e militar de Sergipe.

Para quem inicia a prova em São Cristóvão, os quase 2 km de extensão da via, que passa pelos bairros Cirurgia, Pereira Lobo, Siqueira Campos e Suíssa, já são exaustivos.

Siqueira Campos e Pereira Lobo

Também conhecido pelo seu antigo nome Aribé, o Siqueira Campos é um bairro da zona Oeste de Aracaju que tem uma peculiaridade: a maior parte de suas ruas leva o nome de estados brasileiros. A partir de 1930, o bairro passou a se chamar Siqueira Campos em homenagem a Antônio de Siqueira Campos, um militar, político brasileiro e um dos participantes do movimento tenentista e da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, em julho de 1922.

O Pereira Lobo também leva esse nome para prestigiar um político sergipano: José Joaquim Pereira Lobo. O distrito tem perfil de bairro de classe média, com a vantagem de estar a menos de 2 km do centro da cidade.

Cirurgia

Localizado na região central da capital, o bairro Cirurgia foi batizado com o nome do Hospital das Clínicas Dr. Augusto Leite, mais conhecido como Hospital de Cirurgia, por ser o único local da época que realizava operações cirúrgicas, e hoje soma 94 anos de existência.

Antes de receber a energia dos atletas, o bairro recebe, no Carnaval, a alegria dos foliões de um dos blocos mais tradicionais da cidade. Criado em 1962, o Rasgadinho já se tornou uma marca da região, sendo o mais antigo bloco de folia de momo da capital.

O primeiro orfanato de Sergipe, o Oratório Festivo São João Bosco, mais conhecido como Oratório de Bebé, também fica na região. Fundado em 1914, inicialmente como orfanato, atendia crianças e adolescentes do sexo feminino em estado vulnerável, hoje funciona como uma escola para atender crianças carentes de Aracaju. O oratório possui 103 anos de existência.

Suíssa

A grafia "Suíssa", com dois "s" e sem acento atesta a influência da língua francesa no início do século XX e ainda é usada popularmente. A grafia é oficialmente registrada pela Prefeitura de Aracaju como forma de reconhecimento de consagração popular. A origem do nome é uma analogia aos Alpes Suíços, que possuem altas neves em seu topo. No caso do bairro, existiam dunas com areias muito elevadas e daí veio a associação, mas quem passa pela região durante a Corrida sente mesmo bastante calor. Entretanto, o final da prova fica cada vez mais perto na medida em que a avenida vai terminando. 

 

Confira nesta quinta-feira o restante do percurso pela avenida Barão de Maruim


Leia mais...

Corrida Cidade de Aracaju: início do percurso retrata história e desenvolvimento