Prefeitura de Aracaju retoma articulação de enfrentamento ao trabalho infantil

Assistência Social e Cidadania
16/03/2017 10h05

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 15, na sede da Estação Cidadania, a 1ª Reunião da Comissão Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O comitê tem como objetivo desenvolver métodos e propostas de trabalho para o Plano Municipal de Ações Estratégicas da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Com os eixos já definidos pelo Governo Federal, através do Plano Nacional, a função do município de Aracaju será a de identificar quais as peculiaridades e necessidades locais. "Um dos nossos maiores desafios atuais é a desconstrução da cultura de uso de crianças e adolescentes para atividades que não são consideradas como exploratórias, pois a sociedade ainda acha que é melhor trabalhar do que estar na rua", pontuou a coordenadora de Programas Assistenciais, Lucimeire Amorim.

A coordenadora ainda explicou que é preciso encarar o trabalho infantil mais invisível. "O que antes era combatido no mercado formal, hoje está sendo enfrentado com os jovens que estão sendo utilizados pelo tráfico de drogas, afazeres domésticos, agricultura familiar e empresas familiares, além da exploração sexual. São estas situações mais complexas que exigem mais ações estratégicas e onde teremos mais dificuldades de intervir."

A intenção é que dentro dos próximos meses já sejam articuladas com todos os setores do poder público, em parceria com a sociedade, a realização de campanhas educativas voltadas para o tema.

Participaram do encontro os representantes do Fórum Estadual do Trabalho Infantil (FEPETI), do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Fundação de Cultura de Aracaju (Funcaju).